UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Unipar realiza ciclo de palestra no Supermercado Superpão

Publicado em: 30/08/2012 às 15:56

Equipes de Enfermagem, Farmácia e Nutrição focaram DST, drogas, higiene, alimentos saudáveis e primeiros socorros

Alimentos seguros foi um dos temas trabalhos durante as palestras
Palestra aponta o uso de drogas e efeitos no organismo
Planejamento familiar também foi tema de palestra
Planejamento familiar também foi tema de palestra
DST, prevenção e tratamento foi assunto abordado
Funcionários ouvem sobre higiene do local de trabalho

Diversas atividades promovidas pela Universidade Paranaense – Unipar foram destinadas à comunidade neste primeiro semestre do ano, via Prove (Programa de Valorização da Educação). Uma delas foi o ciclo de palestra aos funcionários do Supermercado Superpão, propiciando interação e conhecimento.

A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Lediana Dalla Costa, abordou sobre métodos e planejamento familiar, orientando sobre os diversos métodos contraceptivos naturais ou por barreiras e apontando formas de evitar uma gravidez indesejada.

O professor Cristophen Ribeiro trabalhou sobre doenças sexualmente transmissíveis, abordando os diversos tipos de doenças e formas de contração. Também mostrou as deformidades que elas causam no organismo e tratamentos que levam à cura quando a doença é identificada no seu estágio inicial. Vírus HIV e o tratamento para portadores da doença também foram debatidos.

O curso de Enfermagem trabalhou, ainda, cuidados com a higiene pessoal. Os funcionários do Superpão foram orientados para a higiene do seu local de trabalho, principalmente nos locais de manipulação de alimentos, como padaria e açougue.

O coordenador do curso de Farmácia, professor Leonardo Garcia Velásquez, falou das substâncias químicas – drogas, apresentando os diversos tipos e seus efeitos no organismo: “Em primeiro estágio leva a pessoa do estado normal à euforia, ao passar o efeito da droga volta-se ao normal, mas com o tempo vem o estágio de dor, é quando o organismo depende da droga e a pessoa usa para tentar voltar ao seu estado normal”.

Na área da Nutrição, informações foram repassadas pela acadêmica Maiara Bianchetto, sobre alimentação saudável e segura. A estudante enfatizou a necessidade de realizar o rodízio de mercadorias, evitando o vencimento, e retirar da área de venda a embalagem que apresentar defeito ou alterações de suas características, no cheiro ou aparência.

Os funcionários aprenderam também sobre primeiros socorros. O assunto foi trabalhado pelo professor Alessandro Perondi, que orientou a ação em casos de acidentes de trabalho ou até mesmo com clientes. Também foi lembrada a importância do uso de equipamentos de proteção individual como prevenção de acidentes de trabalho.

Redes sociais>