Você está aqui: Notícias > Guaíra: Estudantes de Enfermagem levam qualidade de vida para a comunidade
Guaíra: Estudantes de Enfermagem levam qualidade de vida para a comunidade
Publicado em: 29/08/2012 às 14:16
Entre os serviços, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e prevenção de câncer
Promover o bem-estar da população com ações que aliam teoria à prática. Com esse propósito, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, promoveram atividades em diversos locais, com serviços e orientações que visam a qualidade de vida.
Direcionada ao público masculino, a primeira delas aconteceu no CAM (Centro Administrativo Municipal), em parceria com o posto de saúde de Vila Alta. A equipe ofereceu teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e vacina contra tétano, orientando sobre os cuidados com a saúde. A atividade marcou o Dia Nacional do Homem, celebrado em 15 de julho.
Nos Colégios Estaduais Jardim Zeballos e Mendes Gonçalves, o grupo orientou os alunos sobre a sexualidade na adolescência. As equipes que participam do projeto Agentes Multiplicadores esclareceram dúvidas em torno do tema, explicando sobre o uso correto de preservativo.
“Nosso objetivo é despertar a consciência do adolescente, trabalhando um tema que desperta curiosidade e é tão pouco discutido” afirma a enfermeira Marileisa Barbosa, que acompanhou a atividade.
Em outra ação, os futuros enfermeiros participaram da Campanha ‘Saúde na Estrada’, orientando motoristas que passavam pelo posto de combustivel Sabiazinho sobre doenças sexualmente transmissíveis. O grupo também ofereceu aferição da pressão arterial e testes de visão e de glicemia. Mais de 1.200 atendimentos foram realizados.
Já em Terra Roxa, na Escola do Trabalho, a equipe participou da capacitação ‘Formação Continuada para Profissionais da Educação’, orientando sobre o autoexame das mamas. Na oportunidade, a enfermeira Cristiane Mikos, que acompanhou a turma, palestrou sobre ‘Vida Saudável’, abordando hábitos saudáveis que devemos adotar no dia a dia e prevenção do câncer de mama, do colo uterino e próstata. A ação fez parte do projeto Saúde da Mulher, beneficiando mais de 100 pessoas.
“Nas ações sociais, além de beneficiar a comunidade com promoção da saúde, estamos contribuindo para que nosso estudante tenha uma formação sólida, oportunizando a vivência do dia a dia da profissão”, enfatizou a coordenadora do curso, professora Daniele Garcia.
Todas as atividades foram coordenadas pelo Prove (Programa de Valorização da Educação).