Você está aqui: Notícias > Cascavel: Unipar colabora com ações do 24º MC Dia Feliz
Cascavel: Unipar colabora com ações do 24º MC Dia Feliz
Publicado em: 28/08/2012 às 16:07
Campanha foi realizada no sábado e beneficiará o Uopeccan. Equipe orientou sobre câncer de mama e bucal
No último fim de semana foi realizado o principal evento comunitário do Mc Donald’s no Brasil e a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil, o McDia Feliz. Há oito anos, a Universidade Paranaense – Unipar promove confraternização entre seus funcionários, acompanhada de lanches Big Mac e de palestra. O tema deste ano foi ‘Tabagismo e oncogênese’, abordado pela professora Sônia Aparecida de Melo.
A campanha conta com a mobilização voluntária de cidadãos, artistas e personalidades, que vão aos restaurantes Mc Donald’s incentivar a venda de Big Mac. Anualmente são beneficiadas mais de 30 mil crianças, adolescentes e seus familiares. Este ano, 56 instituições de todo o país receberão os recursos do McDia Feliz, uma delas é Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel).
Na palestra, a professora focou que nem todo tumor é câncer, quando não invade os tecidos vizinhos, destacando que o processo de renovação das células é intenso e que alguns fatores predispõem que os genes parados entrem em ação. “Vários erros genéticos inclinam para que o tumor se torne um câncer”, disse, afirmando que o estilo de vida proporciona mais chances de ativar o tumor e desenvolver metástases.
“O câncer de pulmão é o mais comum entre os tumores malignos e o cigarro é a pior droga, pois afeta o Sistema Nervoso Central, o que torna mais difícil parar de fumar pela dificuldade em separar as substâncias que levam ao vício”, focou, complementando, ainda, que o cigarro não causa apenas o câncer de pulmão, mas o de boca, colo do útero, bexiga, entre outros.
A docente também calculou quanto o fumante investe na própria morte: um maço por dia 5 reais, por mês 150 reais e por ano 1.800 reais. O alerta foi para que esse valor seja utilizado em coisas positivas para ele e toda a família. Outro incentivo foi olhar ao redor antes de fumar: “Crianças expostas à fumaça de cigarros têm maiores probabilidades de sofrer de infecções de ouvido ou asma”.
Associando o fumo ao álcool, alertou sobre os riscos da ingestão excessiva de etanol. Segundo pesquisa da Faculdade de Washington, o consumo de álcool, mesmo moderado, pode levar o jovem a desenvolver câncer de mama. É também fator de risco para uma série de tumores: de boca, laringe, esôfago, garganta, pâncreas, fígado. “O álcool potencializa o efeito tóxico do tabaco, mata neurônios e favorece a perda das habilidades físicas”, dizem os estudos.
A Unipar também contribuiu com a ação oferecendo ao público massagem relaxante, teste rápido de glicemia e orientações sobre o câncer bucal. Os mímicos do projeto ‘Universitários do Riso’ também se fizeram presentes, divertindo a todos. À frente dos eventos esteve a Gestão de Treinamentos da Unipar, direção e Prove (Programa de Valorização da Educação).
“Identificamo-nos por ser uma ação social que contribui com a saúde, fortalecendo os laços da sociedade organizada para o bem comum. Estamos felizes por poder participar”, afirma a diretora, professora Débora Venturin.
A visitante, Neuza Gross, passou pelo estande da Unipar e elogiou os trabalhos: “É uma parceria ótima. A Unipar está de parabéns pela conscientização sobre o câncer de mama, o que mais acomete as mulheres. Também é muito importante termos essa oportunidade de ajudar pacientes com a compra de sanduíches”.