Você está aqui: Notícias > Umuarama: Unipar é representada no 5º Congresso Internacional de Psicologia
Umuarama: Unipar é representada no 5º Congresso Internacional de Psicologia
Publicado em: 30/08/2012 às 10:59
Estudantes e professores apresentaram trabalhos abordando temas relevantes da área
O curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, foi representado no 5º Congresso Internacional de Psicologia. Estudantes e professores participaram apresentando o resultado de suas pesquisas desenvolvidas. Com a participação de mais de 800 pessoas, o evento foi realizado na Universidade Estadual de Maringá em parceria com o departamento de Psicologia da instituição (entre 8 e 11/08).
Com o tema ‘De onde viemos, para onde vamos?’, o Congresso objetivou reunir pesquisadores e estudantes para discutir assuntos relevantes da área. Minicursos, conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos fizeram parte da programação.
A estudante Rose Any Jarosuk, bolsista do Pebic (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica)/CNPq, apresentou o resultado de suas pesquisas realizadas com presas de uma penitenciária de Curitiba. Os temas ‘Tempo de (Re)Vivenciar o Encontro: Narrativa da pesquisadora sobre sua vivência durante pesquisa com mulheres encarceradas’ e ‘A utilização do método progressivo-regressivo para superação do embate de gerações na educação’ foram elogiados pelos participantes. Durante as pesquisas, ela foi orientada pelas professoras e co-autoras, doutora Tereza Rodrigues Vieira e Sylvia Mara de Freitas.
Thaís Serafim, bolsista do Pebic (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica)/Fundação Araucária, apresentou os temas ‘A entrada no ensino superior: uma compreensão dos sentidos atribuídos ao trote universitário’ e ‘O ensino da Psicologia Clínica: desvelando os sentidos dos saberes e fazeres’, tendo como co-autor o acadêmico Raphael Barbosa e, orientadora, a professora Sylvia Mara de Freitas.
Já os colegas Jessica Franciele de Souza, Maria Luisa Ribeiro e Rogério Melo apresentaram três trabalhos que são fragmentos do estudo realizado no projeto de pesquisa ‘Atravessamentos e inovações na formação em Psicologia após advento das Diretrizes Curriculares Nacionais’, que aborda as mudanças e as afetações na formação em Psicologia a partir da implementação das diretrizez curriculares.
Docentes do curso também apresentaram seus trabalhos. Em mesa-redonda, Sylvia Mara de Freitas abordou o tema ‘Contribuições do método progressivo-regressivo para a Psicologia do Trabalho’. A pesquisa apresenta a proposta de compreender as relações no trabalho através de um método que reflete a maneira como a realidade humana é construída.
Já a professora Clarice Regina Ferreira expôs um levantamento bibliográfico e analítico do que é solicitado aos psicólogos que atuam perante as políticas de assistência social. ‘O trabalho socioeducativo na esfera das políticas de assistência social: uma reflexão sobre a demanda de trabalho ’, foi o tema da apresentação.
Intitulado ‘Saúde mental na atenção básica’, o estudo da professora Lara Hauser abordou a assistência à saúde mental no SUS (Sistema Único de Saúde). “As apresentações promoveram disseminação das pesquisas realizadas no curso da Unipar, contribuindo para o enriquecimento científico dos acadêmicos e professores envolvidos”, ressalta a coordenadora do curso, professora Danielle Barreto.