Você está aqui: Notícias > Umuarama: Unipar benefecia funcionários com programa de controle de obesidade
Umuarama: Unipar benefecia funcionários com programa de controle de obesidade
Publicado em: 24/08/2012 às 16:40
Durante tratamento, colaboradores são acompanhados por profissionais de Enfermagem e Nutrição
A obesidade é considerada um problema de saúde pública e está relacionada a várias doenças, como diabetes, problemas cardiovasculares, dificuldades motoras e articulares, além de distúrbios do sono. Normalmente, ela surge quando o consumo de energia dos alimentos ingeridos é superior àquele que é gasto com as atividades diárias e com a manutenção do metabolismo.
Preocupada com a qualidade de vida de seus funcionários, a Universidade Paranaense – Unipar está promovendo um programa de controle de obesidade, coordenado pelo curso de Enfermagem. O funcionário interessado em participar é encaminhado ao PAAE (Pronto Atendimento Abulatorial Escola), onde passa por uma consulta de enfermagem e avaliação nutricional.
“Primeiro avaliamos o paciente como um todo, procurando saber como é o seu dia a dia, em seguida, aferimos sua pressão arterial e realizamos um exame físico completo”, explica a enfermeira Jaqueline Shirabayashi, responsável técnica do PAAE.
Na avaliação nutricional, o paciente também passa por exames clínicos. “Para controlar a obesidade, cada pessoa requer um tipo de tratamento. Então, nesse programa fazemos um levantamento das condições físicas, bioquimica e socioeconômica do funcionário. Precisamos saber também se ele prática algum tipo de atividade física e quais seus hábitos alimentares”, afirma a nutricionista Cátia Moura.
Após o diagnóstico é elaborado o tratamento adequado para que o paciente perca peso. A colaboradora Anita dos Santos está participando do programa e já reduziu seu peso em 8 quilos. “Estou seguindo o tratamento e me sinto ótima. Mudei a minha dieta alimentar e agora tenho mais disposição para trabalhar, durmo melhor; gosto mais de mim”, conta. E ela vai além: “Vou continuar no programa e quero perder mais peso”.
A colega de trabalho Roseli Antunes também aderiu ao programa. “Estou pesando 72 quilos e pretendo perder 15. Já fiz tratamento com endocrinologista, mas não deu certo. Estou bastante animada e sei que vou conseguir”, diz.
Estagiários do quinto ano de Enfermagem contribuem nas atividades do programa auxiliando os profissionais. Tarso Lorenzoni Borges está no último ano da graduação e vê o programa como uma oportunidade de enriquecer a formação. “É um meio de exercer o dia a dia da profissão, estando em contato com a comunidade e acompanhando todo o processo de tratamento dos pacientes”. Os funcionários interessados em participar do programa devem se dirigir ao PAAE.
Reeducação alimentar
A nutricionista Cátia Moura ressalta que a reeducação alimentar é fundamental no controle da obesidade. “Devemos acrescentar boa quantidade de legumes e verduras às refeições, evitar a ingestão de alimentos muito calóricos e pobres em fibras e não pular nenhuma refeição para não exagerar na próxima”, aconselha, acrescentando que o programa traz ótimos benefícios para a saúde: “A pessoa vai ter muita mais saúde, com elevação na autoestima e uma melhor qualidade de vida”.