Você está aqui: Notícias > Toledo sedia reunião de coordenadores de curso de Ciências Contábeis do Paraná
Toledo sedia reunião de coordenadores de curso de Ciências Contábeis do Paraná
Publicado em: 21/08/2012 às 15:40
O encontro tratou sobre as últimas mudanças das leis e regras que regem a atuação do profissional
Coordenadores de cursos superiores de Ciências Contábeis de diversas instituições do Paraná se reuniram na Acit (Associação Comercial e Industrial de Toledo). O objetivo do encontro foi a discussão das últimas mudanças nas leis e regras que regem a atuação da profissão. Os professores Clóvis Uliana, Maria Aparecida Denard e Jadyr Donin, coordenadores do curso da Universidade Paranaense – Unipar, Unidades de Umuarama e Cascavel e Toledo, respectivamente, participaram do evento (em 19/07).
A reunião foi comandada pela presidente do CRC/PR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná), Lucélia Lecheta. Segundo ela, duas grandes mudanças interferiram diretamente no trabalho dos profissionais: as alterações do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) e das normas internacionais de contabilidade.
“Com as alterações no Sped, permitindo que a Receita Federal acompanhe on-line a contabilidade das empresas, há exigências a serem cumpridas pelos empresários e contabilidades. É uma série de adaptações que começou com a nota fiscal eletrônica, mas atinge todas as informações fiscais, tributárias e operacionais; tudo será digital”, revela.
Questões sobre capacitação dos profissionais também foram abordadas. “A procura por atualizações mostra que os contabilistas estão tentando superar esta primeira barreira das mudanças”, salienta a presidente, acrescentando que o conselho também está ofertando cursos de capacitação.
Na avaliação do professor Clóvis Uliana, o intercâmbio de coordenadores de cursos é de suma importância para a qualidade da profissão. “tanto na acadêmia, como nas empresas de contabilidade, a linguagem universal das ciências empresariais requer atualizações constantes e socialização do conhecimento, promovendo diferenciais na formação de profissionais”.