UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Curso de Engenharia Agronômica pesquisa segurança em pulverização

Publicado em: 20/08/2012 às 16:47

Coordenado pelo professor Rone Batista, projeto de extensão visa avaliação e calibração de máquinas agrícolas

Aula prática no campo: Estudantes preparam pulverizador para o diagnóstico
Operador de pulverizador demonstra a medida usada no copo calibrador
Equipe do projeto com casal de agricultores e operador de máquina agrícola

O curso de Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, está desenvolvendo projeto de extensão para realizar um diagnóstico das máquinas agrícolas. O estudo também busca demonstrar técnicas adequadas de calibração e segurança durante a operação de aplicação de agrotóxicos.

Coordenado pelo professor Rone Batista de Oliveira, o projeto ‘Avaliação e Calibração de Pulverizadores Agrícolas’ envolve estudantes do 1º, 2º e 3º anos. “A metodologia utilizada é como um ‘raio x’ do sistema de pulverização da máquina, que após a análise traz vários benefícios ambientais e econômicos aos pequenos, médios e grandes empresários agrícolas”, explica o professor.

Ele ressalta ainda que, além do treinamento de calibração, existem itens de avaliação das máquinas que podem ser feitos pelos próprios operadores. “Após a digitação dos dados em uma planilha simples do progrma excel, o agricultor terá uma série de informações que indicará de forma direta as perdas ocorridas e os pontos que devem ser melhorados no sistema de aplicação”.

Segundo o professor, a maioria dos agricultores tem buscado renovar a frota de máquinas com tecnologias e equipamentos de alto custo, fazendo com que a operação no campo seja feita de forma incorreta.

“As máquinas deixam as fábricas com configurações em seus controladores eletrônicos que nunca são alteradas pelos agricultores devido a falta de treinamentos e assistência técnica qualificada, impossibilitando-os de tirarem vantagens econômicas da adoção da tecnologia”, enfatiza.

Para os estudantes, o objetivo é capacitação e contato direto com os agricultores e, ainda, exercitar a percepção de problemas, soluções e atualizações em suas futuras profissões. A primeira atividade do projeto foi realizada na fazenda do agricultor Irineu Laino, em Perobal-PR. Na visita, a equipe apresenta o estudo e um questionário para levantar informações sobre o operador e o pulverizador; cada máquina receberá um relatório técnico.

“No término do projeto vamos promover um encontro técnico no campo, no intuito de demonstrar as metodologias utilizadas, soluções de problemas e sugestões de boas práticas”, concluiu o professor.

Os agricultores interessados em participar do projeto podem obter mais informações no telefone (44) 3621-2828, Ramal 1286 ou pelo e-mail rone@unipar.br.

Redes sociais>