UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Ciclo de Palestras de Enfermagem aborda hepatites virais

Publicado em: 03/08/2012 às 14:20

Equipe promoveu palestras e ofereceu serviços para a comunidade no Calçadão Municipal

Professora Simone (ao centro) com as palestrantes e enfermeiros da Unipar
Estudantes e convidados no teatro da Unipar
Estudantes durante as atividades no centro da cidade
Estudantes durante as atividades no centro da cidade

A hepatite é uma doença que preocupa o Ministério da Saúde e, por isso, vem desenvolvido campanhas de combate em todo o Brasil. Causada por um vírus que ataca o fígado é transmissível. Com o objetivo de alertar a comunidade sobre riscos de contágio e formas de prevenção, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, realizou um ciclo de palestras (nos dias 26 e 27/07).

Na Unipar, o encontro reuniu também estudantes dos cursos de Farmácia, Ciências Biológicas, Estética e Cosmética, ex-alunos do curso de Enfermagem, alunos de cursos técnicos de Enfermagem das escolas Unidade Polo e SENAC e profissionais da saúde do município.

A infectopediatra Flávia Pussi foi convidada para falar sobre os aspectos clínicos da doença e a enfermeira coordenadora do programa de hepatites virais da 14ª Regional de Saúde, Fernanda Saiury Obana, abordou o papel do enfermeiro nos procedimentos de tratamento.

Dando continuidade às atividades no dia seguinte, estudantes, orientados por professores e enfermeiros da Unipar, promoveram uma ação prática no calçadão no centro da cidade: lá receberam os transeuntes e orientaram sobre como ocorre a contaminação pelo vírus e os cuidados que devem ser tomados.

Fazendo parte da mesma ação, os estudantes também visitaram outros pontos da cidade para continuar difundindo informações. Estiveram no Terminal Rodoviário, em supermercados, no shopping, em lojas, em agências bancárias e em restaurantes.

Todos os trabalhos foram acompanhados pela coordenadora do curso, professora Simone Cristina Baggio. “O objetivo geral é desenvolver no estudante um espírito solidário, levando-o a valorizar e encarar essa participação na ação social como um momento de aprendizado e de contribuição para a melhoria da qualidade da saúde das pessoas, da vida da comunidade”, afirma, informando que as atividades fizeram parte da campanha do Ministério da Saúde quer marcou o Dia de Combate às Hepatites Virais (28 de julho).

Redes sociais>