Cascavel: Unipar é parceira em ação que marca a Semana do Motociclista
Publicado em: 02/08/2012 às 14:10
Acadêmicos participaram de evento no calçadão e assistiram à palestra organizada pelo Cotrans
Com o objetivo de sensibilizar estudantes sobre os riscos e responsabilidades do motorista, a Universidade Paranaense – Unipar participou de ação do Cotrans (Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidente de Trânsito), na Semana do Motociclista, 27 de julho. Palestra realizada no auditório da Universidade contou com imagens fortes, que mostram a realidade dos acidentes.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros de Cascavel e coordenador do Cotrans, Amarildo Roberto Ribeiro, os motociclistas são as principais vítimas de acidentes de trânsito, devido também ao aumento do tráfego de moto nas cidades. Ele informa que vinte mortes foram registradas no município ainda neste primeiro semestre do ano.
Para ilustrar, o capitão apresentou reportagem exibida no Fantástico sobre acidentes com motocicleta e imprudência. Também falou da criação do Cotrans, em 2010, visando diminuir os índices de acidentes em Cascavel. O órgão teve início com o projeto da Secretaria de Saúde ‘Minha rua vive em paz’ e recebeu verba do Ministério da Saúde.
“Nosso intuito é desenvolver ações de prevenção aos acidentes de trânsito, identificar os principais fatores que geram acidentes, propor ações preventivas, realizar campanhas e ações educativas e sensibilizar a população quanto ao problema”, pontuou.
Para dar sequência à palestra, foi convidado o policial rodoviário federal, Félix Ribeiro da Silva, que apontou cuidados fundamentais no trânsito e responsabilidade. Os tópicos em debate foram: distância de segurança, uso do celular e estar 100% na direção, a importância do uso da cadeirinha, do uso cinto de segurança também no banco de trás e as consequências do excesso de velocidade. O policial mostrou ainda flagrante de acidente no Trevo Cataratas, em Cascavel.
Uma das recomendações aos pedestres e motoristas foi olhar sempre para todos os lados da rua antes de atravessar, para verificar o fluxo dos veículos e avaliar as condições para travessia: “A vida é muito boa – mas um acidente pode levá-la de você – não permita”.
A Unipar também contribuiu com ação promovida no calçadão, onde houve simulação de acidentes e blitz. Na parceria, viabilizada via Prove (Programa de Valorização da Educação), o curso de Enfermagem aferiu a pressão de quem passou pelo local.