Você está aqui: Notícias > Umuarama: Unipar lança campanha inovadora em parceria com a Diocese de Umuarama
Umuarama: Unipar lança campanha inovadora em parceria com a Diocese de Umuarama
Publicado em: 26/07/2012 às 09:40
Caixas foram colocadas nas paróquias e nos Câmpus da Instituição para coleta de medicamentos
Depois de o projeto de extensão Farmácia da Partilha receber pela segunda vez da Fundação Banco do Brasil o prêmio ‘Melhor projeto no âmbito da saúde com benefício social’, a Universidade Paranaense – Unipar lança uma campanha inovadora para aumentar o estoque de remédios do projeto. Caixas coletoras estão sendo colocadas em paróquias de Umuarama e de várias cidades da região e em pontos estratégicos dos três Câmpus da Unipar; nelas, os doadores vão depositar os medicamentos que queiram doar.
A campanha é idealizada pela Diretoria de Cultura em parceria com a Diocese de Umuarama (Pastoral Familiar) e coordenação da Farmácia da Partilha e será realizada até o mês de dezembro. Nas igrejas, as caixas ficarão disponíveis nas missas do primeiro sábado e domingo do mês. Ao fazer as doações, as pessoas receberão uma cartilha com informações sobre o uso correto de medicamentos; mais de duas mil já foram distribuídas em ações da Unipar.
“Com essa campanha queremos aumentar o nosso estoque e, com isso, ampliar o número de atendimentos. Vamos utilizar os medicamentos que se encontram em boas condições de conservação para dispensação e descartar, de forma correta, tudo o que não pode ser utilizado, reduzindo a contaminação ao meio ambiente e intoxicações domésticas”, explica o coordenador do projeto, professor Emerson Botelho, afirmando que, após as doações, as coletas serão feitas por uma equipe treinada pela coordenação do projeto.
Para o vigário da Catedral de Umuarama, padre Sérgio Grigoleto, parceiro na Campanha, a comunidade carente será a maior beneficiada com a campanha: “Essa atitude da Unipar em investir numa campanha de tamanha grandeza demonstra que a Instituição não está preocupada somente em ensinar, mas, também, em conscientizar, em cumprir com o seu papel de responsabilidade social”.
Criadas pela Diretoria de Cultura e pela coordenação do curso de Farmácia, as caixas coletoras também serão colocadas em empresas e clubes de serviços.
“Em todas as ações sociais da Instituição temos a preocupação de divulgar a Farmácia da Partilha, um projeto que vem crescendo a cada ano. E com a colaboração da sociedade nesta campanha de arrecadação, vamos beneficiar um número ainda maior de pessoas”, ressalta a chefe da DCSU, professora Terezinha Aguiar, que acompanha pessoalmente o desenvolver das atividades.
Farmácia da Partilha
A Farmácia da Partilha nasceu em 1996, na comunidade da Igreja São Francisco de Assis e, a partir de 1997, ganhou a parceria da Unipar. Como o nome diz, partilhar é a missão do projeto que atualmente tem oito mil famílias cadastradas, de Umuarama e cidades vizinhas (todas de baixa renda). Por mês, em média, são 1.300 pessoas atendidas. “Em valores, vale dizer que as doações custariam R$ 70 mil/mês”, calcula o coordenador do projeto, professor Emerson Botelho, informando que o balanço do ano passado surpreendeu. “Foram atendidas 17 mil pessoas e dispensada uma quantidade de medicamentos no valor equivalente a R$ 850.304,40”, orgulha-se, lembrando que a equipe da Farmácia da Partilha também tem por meta conscientizar sobre os malefícios da automedicação e fazer o descarte correto de medicamentos vencidos.