UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Unipar participa do 3º Congresso Ibero-Americano de Fitoterapia

Publicado em: 23/07/2012 às 11:30

O pesquisador Arquimedes Gasparotto Júnior e o estudante Thiago Bruno Prando representaram a Instituição

O professor Arquimedes e o estudante Thiago Bruno
Thiago Bruno durante apresentação do trabalho
Professor Arquimedes falou sobre pesquisas com plantas medicinais

A Universidade Paranaense teve presença marcante no 3º Congresso Ibero-Americano de Fitoterapia, realizado em Foz do Iguaçu, pela Associação Brasileira de Fitoterapia. O pesquisador Arquimedes Gasparotto Júnior, professor do mestrado em Ciência Animal e dos cursos de graduação de Farmácia, Enfermagem e Biomedicina, foi convidado para ministrar conferência sobre pesquisas com plantas medicinais que desenvolve na Unipar.

Estudantes, pesquisadores, empresas e entidades de diversos países participaram. Foram mais de 600 congressistas e cerca de 200 trabalhos científicos expostos (entre 2 e 5 de maio). A apresentação do docente reuniu uma coletânea dos resultados de projetos de pesquisa envolvendo espécies medicinais com potencial para o tratamento de doenças cardiovasculares (publicados e ainda em andamento).

“É gratificante ver o reconhecimento internacional das pesquisas que realizamos na Unipar. E o evento foi de extrema relevância para estabelecermos contatos com pesquisadores de instituições internacionais renomadas, bem como possíveis colaborações em estudos que estamos desenvolvendo”, enfatizou o professor.

No evento, a Unipar também foi representada pelo estudante do curso de Farmácia, Thiago Bruno Lima Prando, que apresentou trabalho científico. Thiago, que é aluno de iniciação científica e bolsista do Pebic (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica)/CNPq, expôs o estudo ‘efeitos hipotensores e renoprotetores sustentados após tratamento prolongado com Tropaeolummajus L. em ratos com hipertensão renovascular’, que faz parte de pesquisa orientada pelo professor doutor Arquimedes.

Redes sociais>