UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Unipar, melhor Universidade no Oeste do Paraná em Estética

Publicado em: 20/07/2012 às 15:07

Conceito 4 (máximo é 5) atribuído pelo MEC já está publicado; avaliação inclui nova matriz curricular

Procedimentos capilares são bastante procurados
Estética corporal trabalha o bem-estar e autoestima
Estética facial revitaliza e cuida da beleza da pele
Banho de ofurô tem várias indicações terapêuticas
Terapia de pedras quentes é a sensação do Centro de Estética

O curso superior de Tecnologia em Estética e Cosméticada Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Cascavel, já reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), passou novamente pelo processo de avaliação, devido à mudança que ocorreu na matriz curricular, ampliando a duração de três para quatro anos, e conquistou conceito que está sendo comemorado pela Instituição.

Com conceito quatro (o máximo é 5), o curso de Estética da Unipar passa a ser o melhor do Oeste do Paraná, segundo os rígidos critérios do MEC (a publicação pode ser conferida no http://emec.mec.gov.br/ ). Foram avaliados os corpos docente, discente e técnico-administrativo, a organização didático-pedagógica, as instalações físicas e os requisitos legais e normativos.

Segundo a coordenadora do curso, professora Ana Cláudia Soares, a nova proposta foi sugestão dos fóruns pedagógicos e de egressos e inclui no plano de ensino as disciplinas de Maquiagem, Fitocosmetologia e Aromaterapia, Visagismo e Colorimetria, além de aumentar a carga horária das aulas de Cosmética, Equipamentos, Estética Facial e Corporal, entre outras.

As adequações, aprovadas pelo Núcleo Docente Estruturante, Conselho dos Professores e Diretoria do Instituto da Saúde, visam possibilitar o desenvolvimento do perfil profissional do egresso, considerando, em uma análise sistêmica e global, aspectos de atualização, mudança das cargas horárias e bibliografia.

“O processo de avaliação foi tranquilo. A comissão elogiou muito o corpo docente, composto por 90% de mestres e doutores, e a excelente estrutura física da Unipar, principalmente dos laboratórios específicos do curso, nas áreas facial, corporal e de terapias alternativas”, destaca a coordenadora, que também é avaliadora do MEC.

A acadêmica Letícia Sprotte conta que ela e os colegas estão muito felizes com o conceito conquistado e com os elogios atribuídos pelos avaliadores durante a reunião dos discentes: “Eles disseram nunca terem visitado um curso de Estética com tamanho comprometimento; alunos, professores e funcionários que vestem a camisa da IES, com o objetivo de aprendizado e realização de atividades sociais encontradas nos projetos de ensino, extensão e pesquisa do curso”.

A responsável técnica pelo Centro de Estética, Monique Girelli, ressalta que o conceito confirma o excelente trabalho realizado nos estágios, assegurando ao acadêmico a capacidade de definir e aplicar técnicas de estética corporal, facial e anexos e, ainda, embasados na promoção da melhoria da qualidade de vida e autoestima da sociedade em que vive.

Também está bastante orgulhosa a diretora da Unidade, professora Débora Venturin: “É uma satisfação ver o envolvimento 100% dos acadêmicos, docentes e funcionários da Instituição e ouvir os elogios dos avaliadores por cumprirmos bem o nosso papel de educadores, sendo valorizada a formação humanística e o trabalho em equipe”.

Diferenciais do curso

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Unipar tem ambientes especiais que chamam a atenção. Climatizado e moderno, o Centro de Estética e Cosmética foi projetado para o desenvolvimento de atividades práticas, com o máximo de aprendizado. Cerca de seiscentos pacientes são atendidos por mês, em cabines individuais, com os melhores cosméticos e aparelhos, com supervisão e orientação de profissionais especializados na área.

A lista de diferenciais da Unipar inclui matriz curricular moderna e dinâmica; professores especializados nas diferentes áreas e comprometidos com a proposta pedagógica do curso; estrutura privilegiada para a prática das técnicas de tratamentos faciais, corporais e capilares; biblioteca com vasto acervo bibliográfico e participação em projetos de extensão, desde a primeira série do curso.

O objetivo é preparar um novo perfil de profissional que, além do conhecimento informal na área de estética e cosmética, se destaque no mercado de trabalho pela formação de alto nível e com o conhecimento científico que só uma universidade pode oferecer. “A indústria da beleza é uma das que mais crescem no Brasil e o futuro será mais promissor para quem estiver bem preparado”, lembra a coordenadora.

Na Unipar, o aluno tem estrutura para desenvolver e aprimorar habilidades e técnicas de embelezamento e, ao final do curso, estará apto a definir e aplicar tratamentos estéticos corporais, faciais, capilares e de terapias alternativas com segurança,atualizado com as tendências de beleza, bem-estar, tecnologias, equipamentos e produtos cosméticos.

O mercado de trabalho é amplo, podendo atuar em Centros de Estética, casas de repouso, academias de ginástica, estâncias hidrominerais, salões de beleza e spas. O cenário inclui, ainda, consultorias, indústrias de equipamentos, instituições educacionais e de pesquisa, empresas públicas e ONGs vinculadas à estética e cosmética.

Em Toledo

O curso de Estética e Cosmética da Unidade de Toledo também comemora o conceito 4, que recebeu do MEC neste semestre, reafirmando a posição da Universidade como a melhor IES do Oeste do Paraná. Para a coordenadora do curso, professora Tatiane Zafanelli, o resultado da visita in loco é uma grande oportunidade de retorno sobre o trabalho desenvolvido: “Este conceito reforça que estamos no caminho certo, comprometidos com a melhoria constante. Agradecemos a dedicação e os ensinamentos do diretor da Unidade, professor Leonildo Bagio, apoio dos docentes e funcionários e empenho dos alunos, que são o motivo principal para se desenvolver um ensino de qualidade”.

Redes sociais>