UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Pesquisa investiga ações de responsabilidade social na agroindústria canavieira do Paraná

Publicado em: 20/07/2012 às 11:10

O resultado, pela importância, foi selecionado para apresentação em evento científico nacional

Os professores Jorge Pona e Régio Toesca

A Universidade Paranaense – Unipar está comemorando a aprovação de um artigo inscrito no 2º Encontro de Pesquisadores Brasileiros de Cooperativismo, que será realizado em Porto Alegre/RS, no mês de outubro. O tema abordado é ‘Responsabilidade social empresarial na agroindústria canavieira paranaense’.

O artigo é resultado de uma pesquisa realizada pelos professores Régio Toesca, Thiago Goes, Jorge Pona, Pery Shikida e Carlos Alberto Piacenti; recentemente foi publicado pela conceituada revista Política Agrícola, editada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

”Estamos muito felizes pelo reconhecimento dos resultados da pesquisa pela revista e pelo Encontro, o qual reúne os principais pesquisadores brasileiros em cooperativismo”, salientou o professor pós-doutor Régio Toesca, que, além de pesquisador, é diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar.

No estudo, o grupo investigou se a percepção dos clientes, quanto aos valores e às regras de conduta, está influenciando a agroindústria canavieira paranaense a realizar ações de responsabilidade social empresarial.

“Encaminhamos questionários sobre práticas de responsabilidade social empresarial para 30 usinas do Estado. As questões abrangem cinco temas: Políticas no local de Trabalho, Políticas Ambientais, Políticas de Mercado, Políticas Relativas à Comunidade e Valores da Empresa”, explica Toesca.

Segundo ele, esses grupos de informações foram tabulados utilizando-se a técnica das tabelas cruzadas. “As análises mostraram que, quando as empresas percebem interesse por parte de seus clientes sobre o tema, geralmente tendem a aplicar práticas de responsabilidade social empresarial”.

Redes sociais>