UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Enfermagem alerta sobre os perigos do câncer de pele

Publicado em: 19/07/2012 às 14:30

Equipe promoveu palestra e ofereceu serviços gratuitos de avaliação de pele

Estudantes de Enfermagem e a farmacêutica Márcia Rakoski
Participantes do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas

Estar presente na comunidade e desenvolver atividades em prol do bem-estar e da promoção da qualidade de vida; levar informação sobre os mais diversos temas, sempre buscando a preservação da saúde e bem-estar. Estes são alguns dos objetivos das ações sociais desenvolvidas pela Universidade Paranaense – Unipar. Com base neles, o curso de Enfermagem, Unidade de Paranavaí, realizou palestra orientando sobre o câncer de pele (em 12/07).

Sob supervisão do enfermeiro da Unipar, Marcos Vinicius Rosseto, as estudantes do 5º ano ministraram palestra no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), para um grupo de pacientes. Abordaram sobre cuidados para prevenção, explicando os sinais e sintomas da doença, e alertaram sobre a importância da procura de um serviço de saúde o mais rápido possível.

A farmacêutica Márcia Rakoski, da farmácia Bipharma, também participou da ação. Ela fez avaliação da pele de todos os participantes.

Durante a explanação, as acadêmicas informaram que o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados. “O melanoma é uma doença mais grave; representa apenas 4% das doenças malignas da pele, causando o risco de morte”, enfatizaram.

A equipe também repassou dicas sobre prevenção do câncer; evitar a exposição excessiva ao sol no horário das 10h às 16h, pois os raios solares são mais intensos, foi uma delas. “Os fatores de risco para as pessoas que possuem a pele clara é maior”, disseram.

“Atividades como esta favorecem o crescimento e o desenvolvimento profissional das futuras enfermeiras, além de contribuir com a socialização do conhecimento, levando orientações à comunidade com o objetivo de prevenir doenças”, afirma o enfermeiro Marcos Vinicius Rosseto. “O trabalho foi muito produtivo”, arremata.

Redes sociais>