Cascavel: Professores ministram oficinas em Seminário de Cultura e Artes
Publicado em: 19/07/2012 às 11:20
Evento realizado em Corbélia contou com a parceria dos cursos de Design de Moda e Matemática
A Universidade Paranaense – Unipar contribuiu para diversificar a programação do 4º Seminário da Cultura e das Artes Regionais, promovido pela Secretaria de Cultura e Educação de Corbélia. No evento temático ‘Educação, arte, cultura e inclusão’, os cursos de Matemática e Design de Moda ministraram oficinas para professores e estagiários da rede municipal e outros convidados.
‘Interferência têxtil’ foi o tema apresentado pela coordenadora do curso de Moda, professora Ana Paula Pereira, e acadêmicos. A equipe desenvolveu técnicas de stencil, pintura 'marmorizada' (com sal grosso) e técnicas de cozimento, dando novas formas aos tecidos.
Representando o curso de Matemática, estiveram presentes os professores Marivane Martin, coordenadora do curso, e Carlos Teles de Miranda, que orientaram sobre como trabalhar os conteúdos matemáticos utilizando o Tangran e a escala Cuisenaire.
Na prática, foi trabalhada a construção do Tangran e explorada sua área, fração e porcentagem. Os docentes também ensinaram a usar a escala Cuisenaire, material pedagógico que, segundo os educadores, está disponível nas escolas para trabalhar as quatro operações e frações, mas é pouco utilizado pela metodologia.
O curso mostrou, ainda, os jogos do laboratório de Matemática, que podem ser utilizados didaticamente com os alunos de 1º a 4º ano, oportunizando a aprendizagem por meio do lúdico. A organização foi da equipe do Prove (Programa de Valorização da Educação).
Durante a semana, houve apresentações de teatro, música, dança e artes visuais, além de palestras. Tudo para disseminar a cultura regional e promover a troca de experiências. "Em nossa administração, toda ação cultural tem amparo, pois esse ato reflete na melhoria da autoestima da população, principalmente, do público jovem", destacou o prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana.