UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Teoria do Estado e Cinema são temas de projetos de Ensino

Publicado em: 18/07/2012 às 14:03

Atividade diferenciada foi proposta aos acadêmicos de História, que aproveitaram a chance para reciclar conhecimentos

Professor Vladimir fala de Estado e Poder
Professor Leodefane em curso sobre Cinema

O curso de História da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, ofereceu aos acadêmicos dois projetos de ensino neste período de férias. O objetivo foi abordar questões complementares à formação acadêmica e cidadã, além de propor novas metodologias para serem utilizadas em sala de aula.

Um dos temas, ‘Teoria geral do Estado: aspectos históricos’, foi abordado pelo professor Vladimir de Medeiros e contemplou a história do Estado e suas diferenças e transformações no decorrer do tempo, noção e conceito de poder e sua manifestação entre os seres humanos.

O docente lembra que em sala de aula ou em qualquer outra atividade profissional os historiadores são cientistas formadores de opinião e, por isso, é preciso conhecer as nuances do Estado e das relações de poder para que tenham propriedade em tratar do assunto.

Outro projeto, intitulado ‘História e Cinema’, foi comandado pelo professor Leodefane Bispo, que apresentou uma perspectiva da Nova História, em que a imagem cinematográfica tem sido objeto de investigação científica no campo da pesquisa acadêmica. No curso, o professor cita o historiador francês Marc Ferro como um importante pensador desta área do conhecimento.

O projeto deu ênfase à historiografia e a filmes, como ‘Apocalipse Now’, que aborda a Guerra do Vietnã e a trágica derrota dos Estados Unidos e seus aliados. Também fez parte dos estudos o filme cubano ‘Guantanamera’, que aborda aspectos da sociedade cubana após a Revolução; e a produção alemã ‘A vida dos outros’, que traz a compreensão dos antecedentes da queda do muro de Berlim, a realidade da Alemanha sob o regime comunista e o serviço secreto no controle dos cidadãos.

Os participantes realizaram, ainda, estudos sobre a África do Sul, Apartheid e o racismo no sul dos Estados Unidos, assistindo a documentários da BBC.

Redes sociais>