UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Adolescente Aprendiz completa dez anos capacitando jovens para o mercado de trabalho

Publicado em: 13/07/2012 às 16:50

Mais de seiscentos adolescentes foram beneficiados com aulas teóricas e práticas ministradas por universitários

A estudante Larissa Faccine e o adolescente Silvio Thiago Carmo: Troca de conhecimento enriquece a formação profissional
Rodrigo Campos orienta Katlleen Machado durante atividades do projeto
No encerramento do primeiro semestre, as turmas assistem à palestra do professor Vicente Gasparine
A aluna Bárbara Marche dos Santos atenta às explicações do monitor Renato Rampani
A monitora Aila Frávia dos Santos explica sobre empatia ao aluno Jeferson Henrique
Professora Niceia Selete Silva, à esquerda, coordena as atividades do projeto

O Brasil está vivendo uma excelente fase no setor econôminco. As áreas da indústria e comércio estão em amplo crescimento e onúmero de empresas no país aumenta a cada ano. Com este crescimento, a demanda por mão de obra qualificada também evoluiu. E os resultados desse aquecimento se refletem no mercado de trabalho, que vem ampliando aoferta de empregos.

Esse momento positivo na economia brasileira está motivando jovens a se capacitarem cada vez mais cedo. E a Universidade Paranaense – Unipar colabora neste processo com o ‘Adolescente Aprendiz’, projeto de extensão universitária do curso de Administração, que recebe jovens de 14 a 17 anos atendidos pela ARAM (Associação Regional de Assistência ao Menor), entidade mantenedora da Guarda Mirim. Implantado em 2002, além da ARAM, o projeto tem a parceria do Ministério Público do Trabalho.

O curso prepara os adolescentes para a vaga de ‘aprendiz’, garantida pela Lei 10097/2000, que prevê uma cota de, no mínimo, 5% das vagas de médias e grandes empresas sendo ocupadas pelos ‘aprendizes’. Desde que foi iniciado, o ‘Adolescente Aprendiz’ da Unipar já beneficiou em torno de 600 adolescentes. Neste ano, 112 participam.

Com a sala de aula lotada, a coordenadora do projeto orgulha-se do desempenho dos jovens. “É perceptível o interesse e a evolução dos aprendizes no decorrer do curso e nas atividades que são desenvolvidas por eles nas empresas”, declara a professora Nicéia Selete Silva.

As aulas do curso, que tem duração de 570 horas, acontecem aos sábados, no Câmpus III. É desenvolvido em dois anos, tempo do contrato dos adolescentes nas empresas. Os ministrantes são universitários, que, supervisionados por professores, ensinam técnicas de apresentação pessoal, de relações interpessoais, ética no trabalho, matemática e português básicos, informática, desempenho e criatividade no trabalho, empreendedorismo, gestão de recursos humanos, marketing, entre outros temas.

O programa ajudou Silvio Thiago Carmo, 16 anos, a conseguir o primeiro emprego. Ele trabalha como auxiliar no departamento de contabilidade da empresa Zaeli: “Participar deste projeto é bom para meu currículo, pois aprendo bastante nas aulas, que são muito criativas. Além disso, os assuntos abordados no curso eu aplico no dia a dia do meu trabalho”.

Bárbara Marche, 14 anos, também está contente com a oportunidade de participar das atividades. “Nos sábados eu ficava em casa, sem fazer nada. Participando do projeto, tenho a chance de adquirir conhecimentos e aprender a me relacionar melhor no meio social”.

Para Jeferson Henrique, 16 anos, o projeto colabora na sua formação pessoal e profissional. “Além de fazer novas amizades, tenho a chance de aprender com os universitários conteúdos importantes que vou utilizar no futuro da minha vida profissional”.

A colega Katlleen Machado divide a mesma e opinião: “Graças ao projeto conquistei meu primeiro emprego. Trabalho no setor administrativo do Supermercado Planalto e estou muito feliz”.

No encerramento do primeiro semestre, ocorrido no sábado, 30, os alunos participaram de uma atividade especial. O professor Vicente Gasparine, do curso de Administração, foi convidado para falar sobre postura profissional para o futuro. As turmas também conheceram a história do ex-aluno do projeto Yuri Lopes, que contou a importância do curso em seus estudos e na construção da sua carreira.

“Aprendemos, ensinando”, dizem universitários

Em torno de trinta estudantes do curso de Administração ministram as aulas do projeto ‘Adolescente Aprendiz’. “Participar do projeto é um meio de enriquecer a minha formação; um diferencial que vai contar pontos no meu futuro profissional”, diz Renato Rampani. Aila Flávia Tanaka complementa: “A experiência é gratificante; gosto de me relacionar com essa turma, porque, ao mesmo tempo que ensino, aprendo com eles”.

Larissa Faccine participa como monitora pela primeira vez. “Tenho planos de atuar como professora. E o projeto é uma ótima oportunidade de vivenciar a docência”, diz. “Estou adorando a experiência. Aqui procuro repassar o melhor que aprendo em sala de aula, colaborando para que eles se tornem aptos para a conquista do primeiro emprego”, completa o colega de classe Rodrigo Campos.

“Além da experiência profissional, o projeto dá aos acadêmicos a oportunidade de desenvolver habilidades para planejamento e treinamento empresarial, habilitando-os para ministrar palestras, cursos e workshops”, enaltece a coordenadora do projeto, professora Niceia Selete Silva, acrescentando que, no próximo semestre, estudantes de Enfermagem vão colaborar nas atividades ministrando palestras sobre prevenção de doenças.

Redes sociais>