Você está aqui: Notícias > Guaíra: Unipar recebe a jornalista da Rede Globo Sônia Bridi
Guaíra: Unipar recebe a jornalista da Rede Globo Sônia Bridi
Publicado em: 13/07/2012 às 16:00
No auditório da Instituição, ela irá lançar o livro ‘Diário do clima – Efeitos do aquecimento global: um relato em cinco continentes’
A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, recebe na terça-feira, 17, a jornalista Sônia Bridi, uma das mais conceituadas repórteres da Rede Globo. Ela vem para lançar o livro ‘Diário do clima – Efeitos do aquecimento global: um relato em cinco continentes’. O lançamento será no auditório da Instituição, às 19h30, com direito à sessão de autógrafos e bate-papo.
A obra traz os bastidores das reportagens produzidas com o repórter cinematográfico Paulo Zero, marido da jornalista, para a série especial ‘Terra, que tempo é esse?’, exibida no programa Fantástico, da Rede Globo. Durante seis meses, o casal percorreu 14 paises apresentando as causas e efeitos do aquecimento global. Um deles foi a África, onde os repórteres mostraram as neves do Kilimanjaro.
“O planeta vive naturalmente por ciclos mais quentes e mais frios. Hoje, há um consenso de 95% entre os cientistas de que a ação humana é que está provocando esse aquecimento”, comenta a escritora.
Sônia Bridi já foi correpondente internacional da Rede Globo em Nova Iorque, Londres e Paris. Entre 2005 e 2006, ao lado de Paulo Zero, ela montou na China a primeira base da emissora no Oriente. A experiência resultou no livro ‘Laowai – histórias de uma repórter brasileira na China’, lançado em 2008.
Entre tantas coberturas importantes da jornalista se destacam a Rio 92 e as eleições presidenciais da Argentina, em 1999. Especialista em matérias sobre meio ambiente, ciência e tecnologia, acompanhou o desenvolvimento do projeto ‘Genoma Humano’. Sua denúncia de falhas no projeto Angra 1 levou ao fechamento da usina para reparos durante um ano.
Os pais da jornalista, o casal Elvira e Edmundo Bridi, e a irmã, a professora e arquiteta Maristela Bridi, residem em Guaíra e vão acompanhar o evento.