UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Estudantes de Enfermagem alertam sobre os perigos do diabetes

Publicado em: 13/07/2012 às 15:10

Equipe promoveu ciclo de palestras e prestou serviços para mais de 700 pessoas no Calçadão Municipal

Professora Simone Cristina Baggio durante a abertura do evento
O nefrologista, doutor Danilo Tessarollo em palestra
Enfermeira Leidiane Vidotto em palestra
O nutricionista Enéias Marques em palestra
Participantes lotaram o Anfiteatro da Unipar

Para cumprir com o seu papel de responsabilidade social e exercitar teorias, estudantes dos projetos de extensão do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, promoveram um ciclo de palestras no auditório da Unipar, alertando sobre os perigos do diabetes e, num segundo momento, prestaram serviços à comunidade no Calçadão Municipal (nos dias 26 e 27/06).

Na Unipar, o encontro, aberto pela coordenadora do curso, professora Simone Cristina Baggio, reuniu também estudantes dos cursos de Farmácia e Ciências Biológicas, ex-alunos do curso de Enfermagem, alunos de cursos técnicos de Enfermagem das escolas Unidade Polo e SENAC e profissionais da saúde do município.

Durante todo o dia foram apresentadas palestras com temas diferenciados relacionados ao diabetes. O nefrologista, doutor Danilo Tessarollo, abordou aspectos clínicos da doença; a enfermeira assistencial do Hospital Regional do Noroeste Leidiane Vidotto, relatou cuidados de enfermagem para o auxílio do diabético no controle da doença; e o nutricionista Enéias Queiroz falou sobre nutrição e diabetes.

Dando continuidade às atividades no dia seguinte, estudantes, orientados por professores e enfermeiros da Unipar, promoveram uma ação prática no calçadão no centro da cidade: lá fizeram testes de glicemia capilar e testes de risco para diabetes e prestaram orientações sobre prevenção, controle e tratamento do diabetes.

Cerca de 780 pessoas foram atendidas e realizados 400 testes de glicemia. Fazendo parte da mesma ação, os estudantes também visitaram vários estabelecimentos. No Shopping Cidade, na Prefeitura, na Casas Pernambucanas, no Terminal Rodoviário, em supermercados, em agências bancárias e em restaurantes distribuíram panfletos informativos sobre a doença.

“O objetivo foi esclarecer a comunidade sobre como evitar esta doença, que é considerada atualmente uma epidemia mundial, diretamente relacionada com hábitos e estilo de vida, e alertar que traz sofrimento e limitações ao doente e à sua família, além de causar comprometimentos graves ao organismo”, afirma a professora Simone, informando que as atividades marcaram o Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 27 de junho.

Redes sociais>