UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

UNIPAR apoia campanha de saúde pública antifumo

Publicado em: 24/02/2010 às 15:27

Em ambientes de trabalho, estudo, cultura, lazer, esporte, entretenimento e em áreas comuns de condomínios é proibido fumar

Comitê de Biossegurança da UNIPAR divulga lei antifumo. Em campanha, professora Sandra dos Santos, e os funcionários Denilson Cassita, e Jamie Costa

Aprovada pela Assembléia Legislativa do Paraná, a lei que proíbe fumar em ambientes coletivos e que extingue também os fumódromos recebe apoio da Universidade Paranaense - UNIPAR. Em seus sete Campi, fica proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos. O Comitê de Biossegurança da Instituição assumiu a tarefa de alertar funcionários e estudantes.

A Lei estadual 16.239 está em vigor desde novembro. Em decreto assinado pelo governador Roberto Requião, instituiu-se também a Política Estadual para o Controle do Tabaco, quando ficou determinado o fornecimento de medicamentos, prescritos por médicos do SUS, para quem quiser parar de fumar.

A lei paranaense já foi adotada pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, proibindo até fumar em veículos particulares, quando houver crianças a bordo.

O fumo em vias públicas e casas particulares será permitido, desde que adotadas medidas de ventilação e exaustão. No caso do descumprimento da lei, o fumante poderá ser multado.

Campanhas de esclarecimento sobre a nocividade do fumo vêm sendo realizadas pela Secretaria de Saúde, em 399 municípios paranaenses, atingindo escolas, universidades, hospitais, bares e restaurantes.

Segundo pesquisas, todos os dias pelo menos sete não fumantes morrem no Brasil por problemas ligados ao fumo passivo, sendo que quem convive com fumantes tem seis vezes mais chances de ter câncer: “95% dos elementos cancerígenos encontrados em ambientes coletivos vêm da fumaça dos produtos do tabaco”.

Redes sociais>