Você está aqui: Notícias > Cascavel: Sipat foca qualidade de vida pessoal e profissional
Cascavel: Sipat foca qualidade de vida pessoal e profissional
Publicado em: 13/07/2012 às 10:50
Alimentação, doenças bucais e do coração e drogas foram temas de palestras. Evento terminou com almoço de confraternização
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, realizou a sua 11ª Sipat (Se¬mana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), com o provérbio ‘O sábio antevê o perigo e protege-se, mas os imprudentes passam e sofrem as consequências’ como lema.
Palestra sobre ‘Qualidade de vida’ foi ministrada pelo biomédico Ricardo Abrão, que levou os participantes a refletir sobre o quanto é imposto os fatores que determinam a felicidade e o que realmente está ao nosso alcance. O palestrante destacou que a alimentação é um passo essencial para melhorar a qualidade de vida, a ingestão de carboidratos e lipídeos, proteínas, vitaminas, sais minerais, fibras e água.
Outro tema abordado no evento foi ‘Doenças e prevenção cardíaca’ pelo médico cardiologista Dr. Luiz Amélio Burgarelli. O doutor citou agravantes da saúde, como sedentarismo, hipertensão, obesidade, diabetes e tabagismo. Também explicou as causas, sintomas e consequências do infarto miocárdio, osteoartrose, dor crônica, AVC, osteoporose e quedas, Alzheimer, depressão, incontinência urinária e câncer, enfatizando a importância da prevenção, pois quando aparecem os sintomas a doença já está avançada.
A indicação foi para uma alimentação saudável, exposição solar, sono tranquilo, manter a sexualidade, espiritualidade e vida social e familiar. “Pessoas felizes atraem os felizes. Viva a melhor idade, que é agora; pense aquilo que você é, o que faz, o que espera ser e o que pode ser daqui pra frente”, aconselhou.
Durante a semana, os funcionários puderam, ainda, realizar exames de colesterol e glicemia no laboratório de Análises Clínicas da Unipar, gratuitos, e fazer avaliação bucal. Em palestra, a cirurgiã-dentista Daniela Boleta Ceranto chamou a atenção para as ‘Doenças Bucais’, focando que a saúde depende da escovação adequada dos dentes e da língua.
A doutora frisou a importância de passar o fio dental diariamente, usar escova macia e pouco creme dental. Lembrou que a boa higienização evita o mau hálito. Sobre os problemas ortodônticos, orientou os pais para que atentem aos hábitos da infância, como o uso de chupetas, mamadeiras e a prática de chupar dedo.
Outro alerta foi para o número de pessoas que morrem de câncer de boca por ano, cerca de quinze mil, segundo pesquisas, e o motivo é a falta de instrução. A cirurgiã-dentista apresentou imagens de aspectos clínicos do câncer e de lesões cancerizáveis, apontando fatores de risco, como fumo, chimarrão muito quente, álcool e luz solar. “É essencial para a prevenção fazer com frequência o autoexame de boca, verificar se há sinais de mancha, feridas ou placas e, se não houver cicatrização em quinze dias, deve-se procurar o cirurgião-dentista”, observou.
A última palestra teve como tema ‘Prevenção ao uso de drogas’, ministrada pelo presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Eugenio Rozetti Filho. “Tudo começa com o cigarro e as pessoas passam a ser escravas das drogas”, disse. O palestrante lembrou que o fumante não prejudica só a si, pois é grande o número de fumantes passivos que perdem a vida.
Rozetti alertou para as consequências do crack. “O usuário começa a vender seus pertences, cometer furtos em casa, agredir as pessoas fisicamente e com palavrões, brigar, dever a traficantes e prostituir-se. Se instala o inferno no seio familiar; apenas 2% livram-se do crack, 28% vão e voltam e 70% não há o que fazer”.
O palestrante conscientiza que para manter a harmonia no lar, o respeito e o carinho, os pais devem manter o diálogo, definir regras e limites: “O primeiro passo é eliminar os focos de bebida em casa, para mais tarde não ter um doente”. Também focou a importância de despertar o senso crítico sobre assuntos ligados às drogas, conhecer os amigos dos filhos, ser exemplo de conduta, evitar mesadas ‘polpudas’ e ensinar o valor do trabalho.
Evento foi encerrado no sábado, na Associação dos Jornalistas de Cascavel, com almoço de confraternização e jogos de futebol, com a presença de colegas de trabalho de Umuarama e do diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives, e diretor de Dinâmica Universitária, professor José de Oliveira Filho. Na oportunidade, a diretora de Cascavel, professora Débora Venturin, e os membros da gestão empossaram os candidatos eleitos para a Cipa 2012/2013.