UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Sipat foca qualidade de vida pessoal e profissional

Publicado em: 13/07/2012 às 10:50

Alimentação, doenças bucais e do coração e drogas foram temas de palestras. Evento terminou com almoço de confraternização

Sipat termina com almoço na Associação dos Jornalistas
Funcionários de todos os setores prestigiam palestra na Sipat
Dr. Ricardo Abrão fala sobre qualidade de vida
Dr. Luiz Burgarelli aborda o tema doenças do coração
Doutora Daniela Boleta mostra como fazer a higiene bucal
Eugenio Rozetti Filho ministra o tema prevenção ao uso de drogas
Jogos entre funcionários promovem integração entre setores e Unidades
Professores e funcionários de Cascavel recepcionam equipe de Umuarama
Filhos dos participantes se divertem juntos
Almoço de confraternização reúne colegas de diversos setores
Almoço de confraternização reúne colegas de diversos setores
Almoço de confraternização reúne colegas de diversos setores
Almoço de confraternização reúne colegas de diversos setores
Almoço de confraternização reúne colegas de diversos setores
Almoço de confraternização reúne colegas de diversos setores
Almoço de confraternização reúne colegas de diversos setores
Diretores das unidades elogiam parceria e integração

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, realizou a sua 11ª Sipat (Se¬mana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), com o provérbio ‘O sábio antevê o perigo e protege-se, mas os imprudentes passam e sofrem as consequências’ como lema.

Palestra sobre ‘Qualidade de vida’ foi ministrada pelo biomédico Ricardo Abrão, que levou os participantes a refletir sobre o quanto é imposto os fatores que determinam a felicidade e o que realmente está ao nosso alcance. O palestrante destacou que a alimentação é um passo essencial para melhorar a qualidade de vida, a ingestão de carboidratos e lipídeos, proteínas, vitaminas, sais minerais, fibras e água.

Outro tema abordado no evento foi ‘Doenças e prevenção cardíaca’ pelo médico cardiologista Dr. Luiz Amélio Burgarelli. O doutor citou agravantes da saúde, como sedentarismo, hipertensão, obesidade, diabetes e tabagismo. Também explicou as causas, sintomas e consequências do infarto miocárdio, osteoartrose, dor crônica, AVC, osteoporose e quedas, Alzheimer, depressão, incontinência urinária e câncer, enfatizando a importância da prevenção, pois quando aparecem os sintomas a doença já está avançada.

A indicação foi para uma alimentação saudável, exposição solar, sono tranquilo, manter a sexualidade, espiritualidade e vida social e familiar. “Pessoas felizes atraem os felizes. Viva a melhor idade, que é agora; pense aquilo que você é, o que faz, o que espera ser e o que pode ser daqui pra frente”, aconselhou.

Durante a semana, os funcionários puderam, ainda, realizar exames de colesterol e glicemia no laboratório de Análises Clínicas da Unipar, gratuitos, e fazer avaliação bucal. Em palestra, a cirurgiã-dentista Daniela Boleta Ceranto chamou a atenção para as ‘Doenças Bucais’, focando que a saúde depende da escovação adequada dos dentes e da língua.

A doutora frisou a importância de passar o fio dental diariamente, usar escova macia e pouco creme dental. Lembrou que a boa higienização evita o mau hálito. Sobre os problemas ortodônticos, orientou os pais para que atentem aos hábitos da infância, como o uso de chupetas, mamadeiras e a prática de chupar dedo.

Outro alerta foi para o número de pessoas que morrem de câncer de boca por ano, cerca de quinze mil, segundo pesquisas, e o motivo é a falta de instrução. A cirurgiã-dentista apresentou imagens de aspectos clínicos do câncer e de lesões cancerizáveis, apontando fatores de risco, como fumo, chimarrão muito quente, álcool e luz solar. “É essencial para a prevenção fazer com frequência o autoexame de boca, verificar se há sinais de mancha, feridas ou placas e, se não houver cicatrização em quinze dias, deve-se procurar o cirurgião-dentista”, observou.

A última palestra teve como tema ‘Prevenção ao uso de drogas’, ministrada pelo presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Eugenio Rozetti Filho. “Tudo começa com o cigarro e as pessoas passam a ser escravas das drogas”, disse. O palestrante lembrou que o fumante não prejudica só a si, pois é grande o número de fumantes passivos que perdem a vida.

Rozetti alertou para as consequências do crack. “O usuário começa a vender seus pertences, cometer furtos em casa, agredir as pessoas fisicamente e com palavrões, brigar, dever a traficantes e prostituir-se. Se instala o inferno no seio familiar; apenas 2% livram-se do crack, 28% vão e voltam e 70% não há o que fazer”.

O palestrante conscientiza que para manter a harmonia no lar, o respeito e o carinho, os pais devem manter o diálogo, definir regras e limites: “O primeiro passo é eliminar os focos de bebida em casa, para mais tarde não ter um doente”. Também focou a importância de despertar o senso crítico sobre assuntos ligados às drogas, conhecer os amigos dos filhos, ser exemplo de conduta, evitar mesadas ‘polpudas’ e ensinar o valor do trabalho.

Evento foi encerrado no sábado, na Associação dos Jornalistas de Cascavel, com almoço de confraternização e jogos de futebol, com a presença de colegas de trabalho de Umuarama e do diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives, e diretor de Dinâmica Universitária, professor José de Oliveira Filho. Na oportunidade, a diretora de Cascavel, professora Débora Venturin, e os membros da gestão empossaram os candidatos eleitos para a Cipa 2012/2013.

Redes sociais>