Você está aqui: Notícias > Cascavel: Encontro de líderes ensina a transformar potencial em resultado
Cascavel: Encontro de líderes ensina a transformar potencial em resultado
Publicado em: 12/07/2012 às 10:45
Liderar, ser um profissional competente e trabalhar em equipe foram temas abordados por Elias Lourenço
A Universidade Paranaense – Unipar sediou e participou do Projeto Elos - Encontro de Líderes, promovido pelo Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de São Paulo. O evento reuniu empresários de Cascavel e colaboradores de diversos setores da Unipar. As palestras, versando sobre gestão de pessoas, competência e trabalho em equipe, ficaram a cargo do fundador e diretor do Núcleo, Elias Lourenço.
“O estrategista tem que saber transformar sonhos em metas e respeitar o sucesso do outro”. Com esta frase deu início à palestra, argumentando, ainda, que o líder não é o sabe tudo, mas tem humildade para aprender e reaprender, saber lidar com incertezas e transmitir confiança.
Também questionou como fazer as pessoas se sentirem bem, sugerindo dar mais atenção ao outro, sentir por ele, tentar entender seus motivos e razões, lembrar situações, elogiar, sorrir e ter empatia.
Outro conselho foi sobre como lidar com cliente ansioso, nervoso, tenso ou bravo: “Não adianta brigar, terceirizar a culpa; é bom ouvir, repetir, acolher e olhar nos olhos, pois o importante não é quem está certo ou errado, mas saber o que é certo e o que é errado e assumir os erros”.
Em uma das noites de evento, Lourenço mencionou comportamentos fundamentais para o sucesso no relacionamento, como trabalhar em equipe, ouvir o outro, tratar bem as pessoas e não criticar, dar valor ao que tem valor, lembrando que o sucesso na liderança depende de obter a colaboração de todos.
Com exemplos que qualificam um líder, destacou que tem diferencial quem identifica o que está fora do lugar e corrige as falhas, não fala mal da empresa, do superior imediato ou da situação. “O líder é aquele que faz as pessoas se sentirem especiais; tem paciência, não desqualifica, não intimida, chama a atenção em particular, não é arrogante”.
Conforme Lourenço, para assumir a missão de comando alguns passos são primordiais: dar um show; acompanhar; desafiar; treinar as pessoas; pedir a opinião; valorizar os bons relacionamentos; fazer as pessoas se comprometerem com uma causa; surpreender o outro quando faz errado, mas quando faz certo; nunca perguntar se a pessoa entendeu, mas o que entendeu; descobrir os melhores talentos e colocar a pessoa certa no lugar certo.