Você está aqui: Notícias > Umuarama: Palestras educativas marcam a 15ª Sipat
Umuarama: Palestras educativas marcam a 15ª Sipat
Publicado em: 10/07/2012 às 10:20
‘Segurança não é tempo perdido, é tempo investido’ foi o tema da Semana de Prevenção
Promover discussão sobre a importância de se construir um ambiente de trabalho agradável, seguro, com funcionários motivados e conscientes dos riscos que podem ser encontrados. Esse foi o foco principal da 15ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), promovida pela Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama (entre 18 e 21/06).
Organizado pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o evento foi pautado por palestras que abordaram o tema ‘Segurança não é tempo perdido, é tempo investido’, auxiliando os colaboradores a refletir sobre prevenção de acidentes, de doenças e consequentemente sobre melhoria da qualidade de vida.
“Nosso objetivo é orientar o funcionário dos riscos que pode encontrar em seu ambiente de trabalho e as medidas que são necessárias para evitá-los”, comentou o presidente da Cipa, Eduardo Limão Martins.
O diretor do Campus, professor Nilvio Ourives dos Santos, participou da abertura e destacou a semana como um momento de extrema importância para a Universidade. “É um encontro em que buscamos conscientizar nosssos colaboradores acerca da prevenção de acidentes e doenças no trabalho, renovando valores muitas vezes esquecidos ou colocados em segundo plano pela correria do dia a dia”.
Na primeira palestra, o médico ortopedista e traumatologista Paulo Caetano foi convidado para falar sobre os hábitos inadequados e as deformidades posturais relacionados ao trabalho e à vida cotidiana. O encontro continuou com a psicóloga e docente da Unipar Sylvia Mara Pires de Freitas, que abordou o tema ‘A influência da relação com o outro na construção da autoestima’.
“Não construimos nossa autoestima sozinhos, pois estamos num mundo em que existe o outro e toda uma história já construída.Por isso, a importância do outro, pois preciso dele para saber quem sou eu, para ser reconhecido em minhas ações, mas também tenho que reconhecer que ele é diferente de mim”, explicou a psicológa.
A Sipat terminou com o cardiologista Tony Bartolli, que repassou dicas de como evitar hipertensão e infarto.