Cascavel: EMA desenvolve projeto arquitetônico para as Irmãs Marcelinas
Publicado em: 06/07/2012 às 16:00
A proposta de criar o Pensionato Universitário Santa Marcelina recebeu apoio do curso de Arquitetura
O Escritório Modelo de Arquitetura da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, fez a entrega do projeto arquitetônico do Pensionato Universitário Santa Marcelina. A obra marca os cem anos da congregação das irmãs Marcelinas no Brasil. O desenho moderno abrange uma área de 4.021,93m, com subsolo e mais quatro andares.
A estrutura tem em torno de 80 quartos, sala administrativa, auditório, capela e demais dependências. De acordo com as irmãs, pelo porte, o pensionato de Cascavel será referência, lembrando que a congregação tem pensionatos instalados em São Paulo e Brasília e uma unidade em Milão.
A superiora Regional das Marcelinas no Brasil, irmã Rumilda Cesca Longo, diz que a obra vem ao encontro do carisma das irmãs e ao sentimento de acolher pessoas e oferecer dignidade de vida: “É uma casa de convivência para que as moças possam se sentir mais felizes. Esse é um sonho do nosso fundador e a Unipar contribuiu para a realização, apresentando uma obra grandiosa”.
As irmãs Anelise Diva Bettio e Lourdes Zanini, de Cascavel, acompanharam cada passo e contam que o trabalho foi muito eficiente: “Respondeu além do que pedimos. Como não tem em Cascavel pensionato para universitários, nos interessamos a dar assistência espiritual, religiosa ou familiar à juventude acadêmica, para que dêem continuidade à formação que receberam da família, com um ambiente propício para a cultura e educação, além do acompanhamento das irmãs”.
O arquiteto responsável pelo projeto, André Hoffmann, destaca que o maior desafio foi trabalhar para a ampliação da obra após cada assessoria. “No começo foi elaborada uma proposta em cima do conhecimento de pensionato da nossa equipe e adequamos à realidade, priorizando aspectos funcionais. Unimos a vivência das irmãs e a nossa experiência arquitetônica para, dentro do contexto do terreno, atender às necessidades”, conta.
Com Hoffmann, também trabalharam neste projeto os estagiários Enji Nagasawa, Andressa Kozan, Paula Zucoloto e Elisângela Studzinski, com apoio do coordenador do curso, professor Emerson dos Santos. Atualmente, a responsável técnica pelo Escritório Modelo de Arquitetura é a arquiteta Daniele Bertolini, que atua com os estagiários Adriano Backes, Guisela Mumberger, Adrielle Ramos, Lucélia França e Dayane Frandoloso.