UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: EMA desenvolve projeto arquitetônico para as Irmãs Marcelinas

Publicado em: 06/07/2012 às 16:00

A proposta de criar o Pensionato Universitário Santa Marcelina recebeu apoio do curso de Arquitetura

A diretora da Unidade, professora Débora Venturin, na entrega do projeto
Irmã Rumilda recebe projeto do Pensionato pela equipe do EMA
Irmãs Marcelinas recebem projeto de Pensionato pela equipe do EMA
Irmã Rumilda aprecia o projeto junto aos estagiários

O Escritório Modelo de Arquitetura da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, fez a entrega do projeto arquitetônico do Pensionato Universitário Santa Marcelina. A obra marca os cem anos da congregação das irmãs Marcelinas no Brasil. O desenho moderno abrange uma área de 4.021,93m, com subsolo e mais quatro andares.

A estrutura tem em torno de 80 quartos, sala administrativa, auditório, capela e demais dependências. De acordo com as irmãs, pelo porte, o pensionato de Cascavel será referência, lembrando que a congregação tem pensionatos instalados em São Paulo e Brasília e uma unidade em Milão.

A superiora Regional das Marcelinas no Brasil, irmã Rumilda Cesca Longo, diz que a obra vem ao encontro do carisma das irmãs e ao sentimento de acolher pessoas e oferecer dignidade de vida: “É uma casa de convivência para que as moças possam se sentir mais felizes. Esse é um sonho do nosso fundador e a Unipar contribuiu para a realização, apresentando uma obra grandiosa”.

As irmãs Anelise Diva Bettio e Lourdes Zanini, de Cascavel, acompanharam cada passo e contam que o trabalho foi muito eficiente: “Respondeu além do que pedimos. Como não tem em Cascavel pensionato para universitários, nos interessamos a dar assistência espiritual, religiosa ou familiar à juventude acadêmica, para que dêem continuidade à formação que receberam da família, com um ambiente propício para a cultura e educação, além do acompanhamento das irmãs”.

O arquiteto responsável pelo projeto, André Hoffmann, destaca que o maior desafio foi trabalhar para a ampliação da obra após cada assessoria. “No começo foi elaborada uma proposta em cima do conhecimento de pensionato da nossa equipe e adequamos à realidade, priorizando aspectos funcionais. Unimos a vivência das irmãs e a nossa experiência arquitetônica para, dentro do contexto do terreno, atender às necessidades”, conta.

Com Hoffmann, também trabalharam neste projeto os estagiários Enji Nagasawa, Andressa Kozan, Paula Zucoloto e Elisângela Studzinski, com apoio do coordenador do curso, professor Emerson dos Santos. Atualmente, a responsável técnica pelo Escritório Modelo de Arquitetura é a arquiteta Daniele Bertolini, que atua com os estagiários Adriano Backes, Guisela Mumberger, Adrielle Ramos, Lucélia França e Dayane Frandoloso.

Redes sociais>