UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Ações do Centro de Psicologia colaboram na promoção da saúde mental da comunidade

Publicado em: 04/07/2012 às 17:11

Projeto presta à população de baixa renda serviços clínicos. São mais de mil atendimentos ao ano

Estudantes de Psicologia em discussão das atividades realizadas no CPA
Professora Daniele Barreto (à direita) com psicólogos do projeto
A estagiária Silvia Fogaça

Com projetos de cunho educativo e social, o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar se consolidou como um dos mais tradicionais da Instituição. Inaugurado há 23 anos, tem em sua estrutura pedagógica o CPA (Centro de Psicologia Aplicada), projeto de extensão onde é realizado atendimento clínico à população de baixo poder aquisitivo, estágios supervisionados dos estudantes e desenvolvimento de pesquisas científicas.

Segundo a coordenadora do curso, professora Danielle Barreto, ao procurar o CPA, o interessado é encaminhado ao estagiário plantonista que, em consultório adequado, realiza uma entrevista para o processo de triagem.

“O estudante preenche os dados de acordo com as informações fornecidas pelo paciente e, de posse da queixa inicial, sugere o encaminhamento necessário, bem como a abordagem que julga ser mais adequada ao caso”, explica.

No ano passado, mais de 1.500 pessoas receberam atendimento no projeto. Com sete consultórios, o espaço presta diversos serviços. Além da avaliação psicológica e plantão de atendimento psicológico, oferece o ‘grupo recreativo com crianças’ e o ‘grupo de apoio psicológico aos funcionários da Unipar’.

O CPA é mais um projeto que colabora com a responsabilidade social da Unipar, a de levar qualidade de vida à comunidade. “São ações que visam à prevenção, manutenção e restabelecimento da saúde mental dos indivíduos nos mais variados contextos sociais, com responsabilidade técnica, ética e social”, enaltece a coordenadora, acrescentando que os atendimentos envolvem intervenções psicoterápicas individuais ou em grupo, para crianças e adultos.

Segundo ela, tanto as ações de extensão quanto as de ensino priorizam o acesso da população a um serviço de qualidade, atualizado com os saberes acadêmicos, em que o estudante desenvolve suas habilidades com responsabilidade, ética e clareza, e cumprindo as diretrizes de atuação profissional construídas coletivamente junto ao Conselho Federal de Psicologia.

Aulas práticas

Nos estágios supervisionados por psicólogos responsáveis técnicos, estudantes do quarto e quinto anos também prestam atendimento psicoterápico individual na perspectiva da terapia analítico- comportamental e psicoterapia individual para pessoas com mais de 18 anos. São aulas práticas produtivas, consideram. A estagiária Silvia Fogaça endossa. Ela afirma que o projeto oportuniza rever, exercitar, assimilar melhor os conteúdos teóricos. “Durante as atividades tenho a oportunidade de aprender mais sobre o trabalho de um psicólogo, por meio da interação com os orientadores e os pacientes”. E acrescenta: “É uma vivência indispensável na formação para que possamos nos tornar profissionais aptos para o campo de trabalho”. O CPA está localizado na Rua Cambe, 4401, próximo ao Laboratório de Análises Clínicas da Unipar. Atende de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 22h30, e sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3621 2834 ou (44) 3621-2828, ramal 1234.

Parcerias

Os conhecimentos e as ações do Centro de Psicologia Aplicada vão além dos muros da Unipar. O CPA também desenvolve projetos em parcerias com escolas, unidades de saúde, entidades, empresas e órgãos públicos. Entre eles está o realizado na UBS/CSE (Unidade Básica de Saúde/Centro de Saúde Escola), onde estagiários prestam atendimento psicológico a gestantes, contribuindo para o desenvolvimento saudável do vínculo mãe e filho. Outro importante é o ‘Educação e Saúde no Trânsito’, realizado com a polícia rodoviária de Cruzeiro do Oeste, com o objetivo promover ações educativas e reflexivas sobre o comportamento humano no trânsito. E com a Prefeitura de Umuarama e a empresa de ônibus Expresso Nossa Senhora de Fátima, presta serviço de promoção da saúde mental dos funcionários.

Redes sociais>