Você está aqui: Notícias > Umuarama: Estudantes de Direito colaboram nas ações do ‘Justiça no Bairro’
Umuarama: Estudantes de Direito colaboram nas ações do ‘Justiça no Bairro’
Publicado em: 02/07/2012 às 15:55
Serviços e orientações também foram oferecidos pelas turmas de outros cursos
Com objetivo de atender a população de baixa renda com assistência jurídica em processos que estão em andamento, foi realizado em Umuarama o projeto ‘Justiça no Bairro’, com grande sucesso. Mais de 600 audiências foram realizadas. Promovida pelo Tribunal de Justiça do Paraná e Sistema Fecomércio (Sesc e Senac), a ação social contou com a Universidade Paranaense – Unipar e Prefeitura (entre 22 e 23/06).
Os atendimentos aconteceram no Câmpus III. Em torno de 60 estagiários, professores e ex-alunos do curso de Direito colaboraram nas audiências, que solucionaram pendências com a justiça, como realização de divórcios, reconhecimento de paternidade, maternidade e união estável, retificação de registro civil, guarda de filhos, pensão alimentícia e quitação e parcelamento de débito fiscal.
Jonas Josué de Oliveira, morador do Jardim Paraiso, foi um dos beneficiados. “Estou separado há mais de um ano e entrei com o pedido da guarda do meu filho, que já mora comigo. Hoje consegui a guarda provisória e estou muito feliz”, conta.
Estudante do 3º ano, Fulvia Musto, vê o projeto como um meio de vivenciar o dia a dia da profissão. “Na sala de aula aprendemos a teoria, aqui temos a oportunidade de aplicá-la”.
Os trabalhos foram coordenados pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado, Joeci Machado Camargo. “O projeto visa à efetividade, ou seja, concluir a maioria dos processos que chegam até aqui. Nossa equipe é composta por mais de 500 profissionais para atender toda a demanda, oferecendo à população de baixa renda a oportunidade de resolver situações jurídicas”, ressalta.
O projeto foi encerrado no sábado com a cerimônia do casamento coletivo, realizado no teatro do Câmpus-Sede. 115 casais oficializaram a união.
Responsabilidade Social
Por defenderem os mesmos princípios – os que remetem ao exercício da responsabilidade social – a Unipar decidiu participar do projeto ‘Justiça no Bairro’ de forma mais intensa, escalando, além dos estudantes de Direito, estudantes de outros cursos. A ação extensionista coordenada pela professora Terezinha Aguiar, chefe do DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária) da DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação), contou com a colaboração de 80 estudantes (a maioria do curso de Educação Física), que prestaram serviços e repassaram informações sobre saúde, qualidade de vida e cidadania.
Com a turma de Enfermagem, os visitantes e assistidos pelo projeto puderam aferir a pressão arterial e receber orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, câncer de mama e de colo do útero e dengue. No espaço do curso de Farmácia, elas foram orientadas sobre o uso correto de medicamentos. Já as estudantes de Estética e Cosmética agradaram com massagem relaxante e modelagem de sobrancelha.
Orientações de higiene e prevenção do câncer bucal foram repassadas pela equipe de Odontologia; Psicologia orientou sobre os efeitos maléficos do bullyng; Ciências Biológicas alertou sobre como se prevenir contra animais peçonhentos, como cobra, aranha e escorpião; Química Industrial explicou como limpar caixa d’água; e Medicina Veterinária orientou sobre zoonoses.
O espaço de Ciências Contábeis foi um dos mais visitados. Nele, a população recebeu informações sobre planilha de orçamento doméstico, controle de custos para empresas e empreendedor individual; Engenharia Civil falou do gerenciamento de resíduos da construção civil; e Arquitetura e Urbanismo mostrou peças decorativas feitas com material reciclável.
Já a turma de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda animou o ambiente com a Rádio Universitária Paranaense. Alegria também não faltou para as crianças, que se divertiram com pintura no rosto e jogos pedagógicos, do curso de Pedagogia, e os brinquedos infláveis e o touro mecânico do Espaço de Lazer, do curso de Educação Física.
“Além de formar o estudante para o mercado de trabalho, a Unipar também tem a preocupação de conscientizá-lo sobre a importância da responsabilidade social no dia a dia, oferecendo à comunidade serviços e orientações que trazem melhoria na qualidade de vida”, ressaltou a professora Terezinha Aguiar, que organizou e acompanhou as atividades durante o evento.