Você está aqui: Notícias > Cascavel: Curso de História promove viagem de estudos a Curitiba e Morretes
Cascavel: Curso de História promove viagem de estudos a Curitiba e Morretes
Publicado em: 02/07/2012 às 10:30
Estudantes visitaram igrejas, exposições, museus e vários outros locais importantes
Em viagem histórico-cultural para Curitiba e Morretes, estudantes do curso de História da Universidade Paranaense - Unipar puderam incrementar os conhecimentos sobre História do Brasil e História do Paraná. O roteiro, feito pelo professor Maurício Schneider, priorizou as possibilidades de contato com o material histórico mais antigo sobre o Paraná.
Os estudantes passaram pelo prédio histórico da UFPR, passeio público, Catedral Metropolitana, praças históricas e igrejas do centro de Curitiba, Largo da Ordem, exposições de artes, Museu Histórico Paranaense, Mesquita Árabe, onde um iraniano falou sobre a cultura muçulmana, Museu de Artes Niemayer, Museu do Expedicionário, que guarda canhão, míssil e avião da FAB, que lutou na 2ª Guerra Mundial, Ópera de Arame e exposições históricas do Shopping Estação.
De Curitiba a Morretes fizeram um passeio de trem para contemplar as belezas da Serra da Graciosa. Neste pedaço do litoral paranaense, o grupo pôde conhecer o Centro Histórico e a Feira de Artesanato e Gastronomia; também saborear o prato típico paranaense, o barreado.
Segundo Schneider, um dos objetivos foi compreender, através do espaço Museu, a importância que a história tem para o público: “No Museu vimos peças que remontam séculos antes da presença dos portugueses, que mostram o período da colonização e o Brasil Império”.
O coordenador do curso, professor Fausto Irschlinger, acompanhou todo o trajeto e destaca que foi uma oportunidade para enriquecer o saber histórico e cultural e, ainda, relacionar os âmbitos político, social, religioso, turístico e gastronômico da sociedade.
Os estudantes aprovaram. O formando Fabiano Rosa achou a excursão interessante, pois mostra que a graduação não tem como único propósito a carreira de professor, mas que há um amplo campo de atuação para o profissional. “O Museu Paranaense é gigantesco e possibilita ver uma variedade de objetos e uma excelente organização, papel que cabe ao historiador, além da conservação do patrimônio histórico”, afirma.
A viagem foi organizada pelo projeto UniversiTravel-Viagens Universitárias, da UniversiFest Formaturas com parceria da Wilantur Turismo.