Você está aqui: Notícias > Cascavel: Auditório da Unipar recebe o headhunter Bernt Entschev
Cascavel: Auditório da Unipar recebe o headhunter Bernt Entschev
Publicado em: 28/06/2012 às 15:00
O consultor e comentarista de RH do Bom Dia Paraná destacou como construir sua marca, melhorar e crescer profissionalmente
A Universidade Paranaense – Unipar, em parceria com a ABRH/PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos), trouxe para Cascavel o renomado headhunter Bernt Entschev, para ministrar a palestra ‘Construindo sua Marca: como se posicionar ou reposicionar no mercado de trabalho’, que marca o 10º Fórum de Egressos do curso de Administração.
O intuito foi proporcionar reflexões sobre novas trajetórias profissionais e desenvolvimento da carreira. Também participaram os cursos de Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Enfermagem, Design de Moda, Direito, Sistemas de Informação e Psicologia.
Entschev trabalha na área de Executive Search há mais de 25 anos. É comentarista de Recursos Humanos do telejornal Bom Dia Paraná - da RPC (Rede Paranaense de Comunicação), filiada a TV Globo, colunista em diversos jornais e revistas e autor dos livros ‘Executivos, Alfaces & Morangos’ e ‘Talento em Pauta’. Eleito o 4º melhor headhunter do Brasil.
No discurso de abertura, a coordenadora de Administração, professora Suziméri Pescador, enfatizou que o país necessita qualificar sua força de trabalho, melhorar a qualidade e investimentos na educação e reconhecer o papel do professor neste processo: “Esse evento se propõe justamente a mostrar o que existe no mercado de trabalho e o que se espera dos profissionais”.
A presidente da ABRH, Rosana Pagan, como profissional de Recursos Humanos, alertou o quanto é imprescindível o cuidado com a carreira para obter o sucesso: “Cada decisão precisa ser pensada, exige autoconhecimento, participação, associação”.
Dê início, o palestrante destacou que “todas as regiões do Brasil têm oferecido boas oportunidades de trabalho e às vezes as pessoas não sabem como aproveitar”. O headhunter lembrou que o mercado exige competência, pessoas capazes de reconhecer que não sabem tudo, que consigam lidar com diferentes culturas organizacionais, liderem e permitam ser lideradas.
Segundo afirmou, a marca pessoal é o que atrai a atenção das pessoas, incita a participação de outros em sua vida profissional, dá credibilidade, é uma promessa de valor pela qual você será lembrado. “E pelo o quê as pessoas desejam ser lembradas? Pela ética, responsabilidade, competência, profissionalismo, inovação e comprometimento”, afirmou.
Outro caminho fundamental é o do planejamento, sendo importantes para a ascensão três questionamentos: Para onde você quer ir? Onde já se encontra? Como chegar lá? Alguns planejam para curto prazo, uma mudança de salário, uma especialização; outros para médio prazo, um novo cargo, uma nova graduação; ou para longo prazo, etapa que vai até a aposentadoria.
“Às vezes leva tempo para construir uma marca pessoal, às vezes mais tempo do que se está disposto a esperar. A construção de uma marca consistente se parece muito mais com uma maratona do que com uma disputa de cem metros rasos. Impulso e motivação são importantes, mas é a constância de suas ações que o levará ao sucesso final”, disse, recomendando a persistência e consistência.
A diretora da Unidade, professora Débora Venturin, prestigiou, destacando a importância desta cadeia de networking. No encerramento, os convidados participaram da 1ª Feira de Talentos, que contou com a presença de vários órgãos intermediadores de estágio e Agências de Trabalho, que cadastraram currículos, divulgaram e orientaram sobre vagas de trabalho.