UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Projeto Farmácia Viva da Unipar contempla moradores de bairros

Publicado em: 25/06/2012 às 15:54

Nas oficinas, os grupos aprendem a fazer produtos artesanais como sabonetes, velas e cosméticos

Estudante Carla Fritsch orienta a moradora Juliana Sena no preparo do líquido para fazer o sabonete
O projeto é coordenado pela professora Cristiani Gazim
Sob a supervisão dos estudantes, grupo aprendeu a fazer sabonetes
Sob a supervisão dos estudantes, grupo aprendeu a fazer sabonetes

O projeto de extensão ‘Farmácia Viva’ é um dos diversos desenvolvidos pelos cursos da Universidade Paranaense – Unipar de cunho social. Nele, as turmas do curso de Farmácia têm a oportunidade de aprender e ensinar, contribuindo para o bem-estar e o despertar de aptidões.

Durante as atividades, os estudantes desenvolvem oficinas de produtos fitoterápicos e aromáticos, como sabonetes, velas e cosméticos. Num primeiro momento, eles aprendem a confeccionar os produtos artesanais; depois, repassam o aprendizado à população. Realizado em parceria com o Nasf (Núcleo de Apoio à Familia), projeto ligado à Prefeitura, o ‘Farmácia Viva’ beneficia o Centro de Convivência do Idoso e moradores de bairros.

No ano passado foram atendidas as comunidades dos bairros Conjunto Guarani, Parque das Jabuticabeiras e Conjunto 26 de Junho. “Realizamos as oficinas nos próprios bairros e no laboratório de farmacotécnica da Unipar”, informa a coordenadora do projeto, professora Cristiani Gazim.

Neste ano, o projeto está contemplando os moradores dos bairros Industrial, Arco Íris e 1º de Maio. No segundo semestre, será a vez dos bairros Jabuticabeiras e Guarani.

Na oficina na Unipar, os moradores do Industrial e do Arco Íris aprenderam a fazer sabonete glicerinado em barra, auxiliados por estudantes do curso. A turma participou de todas as etapas de fabricação do produto. Juliana Sena, de 15 anos, era uma das mais atentas às explicações sobre como fazer o sabonete. “É a primeira vez que venho e estou adorando a aula; depois de aprender quero ensinar as técnicas para minhas amigas”, conta.

Estudantes de todas as séries do curso de Farmácia colaboram nas atividades do projeto. Carla Fritsch cursa o 3º ano e vê a iniciativa como uma oportunidade de enriquecer o currículo. “É uma experiência a mais, que vai somar no meu futuro profissional. Além de praticar as teorias do curso, estou vivenciando o contato com a comunidade”.

“Nosso objetivo é proporcionar um momento agradável e diferente aos moradores e, também, orientá-los para que possam desenvolver os produtos em suas casas, o que pode vir a se tornar uma fonte de renda”, ressalta a coordenadora.

Redes sociais>