UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Comunicação Social promove 9ª Mostra de Radionovelas

Publicado em: 21/06/2012 às 15:50

Como nos velhos tempos, foram apresentadas ao vivo do palco e provocaram frisson na plateia

Os artistas da noite
‘Prantos de uma donzela’, foi a radionovela dos professores e estudantes convidados
O grupo da radionovela ‘Será que é?’
O grupo da radionovela ‘Encontros e desamores’
O grupo da radionovela ‘Entre babados e bolinhas’
O grupo da radionovela ‘Ela e o caminhoneiro’
A apresentadora da noite, locutora Marta Costa
O evento lotou o auditório do Câmpus III
Coordenador do curso, Rodrigo Oliva
As estudantes Raíssa Gimenez e Samantha Oyama
Professores ajudaram a animar a festa
Professores ajudaram a animar a festa
Professora Sônia Moro e as estudantes do 1º ano, Érica Furtado e Keila Cerozino
Estudantes capricharam nas histórias, figurinos e sons artesanais
Estudantes capricharam nas histórias, figurinos e sons artesanais
Estudantes capricharam nas histórias, figurinos e sons artesanais
Estudantes capricharam nas histórias, figurinos e sons artesanais
Estudantes capricharam nas histórias, figurinos e sons artesanais

Estudantes do 2º ano do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, deram show de época na 9ª Mostra de Radionovelas, Spots e Jingles (em 30/05). Na plateia, mais de cem pessoas foram levadas a recordar o tempo em que a população se encantava com as novelas transmitidas pelo rádio.

Coordenado pela professora doutora Sônia Moro, o projeto faz parte da disciplina de Comunicação Comparada. A proposta é motivar os estudantes a criar histórias a partir de uma música tema. Este ano, o slogan foi ‘Elas com seus jeitos e trejeitos’: “Um resgate do cenário da música focada nas mulheres daquela época”, justifica a professora.

O evento se constrói no formato de um programa de rádio, apresentado ao vivo. A comunicadora Marta Costa, da Rádio Cultura e da TV UP, foi a convidada para conduzir o evento e apresentar os trabalhos dos estudantes, que, além de produzir a história e caprichar no figurino, tiveram que se esmerar na sonoplastia artesanal.

‘Entre babados e bolinhas’ foi a radionovela apresentada pelos estudantes Bruno Cabral, Angélica Silva, Núbia Binatti, Reizen Mortean e Taislaine Pessinato. Eles produziram a história inspirada na canção Biquíni de Bolinha Amarelinha, famosa na interpretação de Celly Campello. Thiago Marques, Daiane Paschoal, Suellen França, Ariane Bertinetti, Talys Fernandes e Dauglis Moreira apresentaram ‘Será que é?’, embalada na canção Mercedita, de Os Serranos.

Jefferson Galvão, Letícia Shiotani, Heloise Rubio, Rodolfo Roque e Kamyla Cristyna apresentaram ‘Encontros e desamores’, com a música tema Madalena de Jucu, de Martinho da Vila. ‘Ela e o caminhoneiro’, inspirada na canção Sandra Rosa Madalena, de Sydney Magal, foi a radionovela apresentada pelos estudantes Vanessa Hiradai, Bruna Faura, Arllen Saqueta e José Fagotti.

A dos professores – que tradicionalmente também participam – abriu o evento. Eles entraram no clima com ‘Prantos de uma donzela’, inspirada na música Chora Carolina, de Roberto Leal. A desenvoltura do grupo Rodrigo Oliva (coordenador do curso), Sônia Moro, Ana Ribas, Michel Furlan, Leonardo Delgado e Orlete Pompeu garantiu muitos risos da plateia.

Os acadêmicos do 3º ano também participam do projeto. Eles criam os spots, jingles e outros trabalhos para a ‘Hora do Intervalo’. As peças intercalam as apresentações das radionovelas. “Essa atividade é realizada dentro da disciplina de Redação Publicitária; o objetivo é destacar anúncios de produtos ou serviços retrô, considerando o contexto da produção”, explica Sônia Moro.

Após as apresentações, os professores fazem uma avaliação técnica da produção e apontam a melhor das peças produzidas. Levam em conta o desempenho geral da equipe, considerando “narrador, radioatriz, radioator, atuação destaque, mesa de sonoplastia, sonoplastia artesanal, revelação, figurino e aspecto visual cênico”.

Redes sociais>