UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Toledo: Ex-alunas são aprovadas em mestrado da UEM

Publicado em: 22/02/2010 às 11:46

Recém-formadas, Vânia Desoti e Jaqueline Hoscheid ingressam em programa na área de Ciências Farmacêuticas

Vânia e Jaqueline saem da graduação para programa de mestrado na UEM

As acadêmicas da Universidade Paranaense - UNIPAR, Campus de Toledo, Vânia Desoti e Jaqueline Hoscheid, foram aprovadas no processo de seleção 2010 do Programa de mestrado em Ciências Farmacêuticas, da Universidade Estadual de Maringá. A aprovação, em sexta e quarta colocação, respectivamente, foi comemorada já na colação de grau, em janeiro.

Durante a graduação, ambas participaram do PIC (Programa de Iniciação Científica). Vânia desenvolveu a pesquisa ‘Atividade antimicrobiana de produtos naturais e substâncias bioativas’, durante dois anos, sob orientação da professora Tatiana Shioji Tiuman. A estudante também ficou em primeiro lugar no 7º Prêmio Jovem Pesquisador do curso de Farmácia.

Jaqueline contribuiu para o estudo ‘Análise da distribuição do Aedes albopictus em área ocupada pelo A. aegypti e sua influência na incidência da dengue no município de Toledo – Paraná’, sob orientação da professora Cibeli Lunardeli de Oliveira.

Outra importante participação da acadêmica foi no estudo ‘Constituição fitoquímica de extratos de erva mate cultivadas no Paraná’, do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), em que foi orientada pelo professor Euclides Lara Cardoso Júnior. Jaqueline também conquista o título de melhor aluna de Farmácia, sendo laureada na cerimônia de formatura, por obter a melhor média durante a graduação.

Para elas, a oportunidade de ingressar no mestrado é fruto de uma boa formação acadêmica. As egressas destacam como vantajosa a participação em projetos de iniciação científica, com a finalidade de formar indivíduos mais capacitados e interessados na busca pelo conhecimento.

“Os projetos científicos são ferramentas que auxiliam o acadêmico a ter uma visão crítica dos assuntos discutidos em aula, intensificam e aprimoram sua vontade de evoluir e crescer como profissional. Sinto-me orgulhosa por saber que minhas ex-alunas agora são minhas colegas na pós-graduação”, comenta a professora Tatiana, que faz doutorado no mesmo programa.

A coordenadora do curso, professora Patrícia Doblinski, demonstra seu orgulho: “Pais e professores acreditaram nos frutos de um trabalho sério desenvolvido pela Instituição, ao incentivar e oportunizar para que estes ‘talentos’ mostrassem do que são capazes. É a Universidade cumprindo seu papel transformador na formação de cidadãos completos, que possam contribuir para o progresso e aperfeiçoamento da ciência”.

Redes sociais>