Você está aqui: Notícias > Cascavel: Festa Junina arrasa com concurso de quadrilhas
Cascavel: Festa Junina arrasa com concurso de quadrilhas
Publicado em: 13/06/2012 às 16:20
Na festança, levou o primeiro lugar a dança do grupo de Arquitetura, Engenharia e Psicologia
A Universidade paranaense – Unipar comemora o sucesso da oitava edição do Arraial Junino em Cascavel, que teve novidade: o primeiro concurso de quadrilhas entre os cursos. Neste ano, foram eleitos e premiados os melhores casais, nos quesitos coreografia e harmonia, animação, figurino e repertório musical.
Na dança foi lembrado o famoso enredo caipira “olha a chuva, é mentira”, além da introdução de outros estilos musicais, como o hip hop. Nesse ritmo, “sinhôs’ e “sinhás” se apresentaram ao público.
A colaboradora Alessandra Mikosz, que organizou essa primeira quadrilha dos professores e funcionários, conta que os ensaios foram divertidos e os resultados muito criativos. Também ressalta que a participação da equipe é um estímulo às turmas: “Acredito que todos tenham gostado; esperamos repetir no ano que vem”.
Pipoca, pamonha, quentão, quitutes e pinhão aguçam o paladar nesta época do ano e na tradicional Festa Junina da Unipar foi possível experimentar tudo isso e, mais, espetinho, cachorro quente e pastel. Todos os anos, as barracas são comandadas por formandos dos cursos no intuito de arrecadar fundos para a festa de formatura.
Os participantes aprovam o evento. Os acadêmicos de Arquitetura, Michelli Selzler e Maycon Meyer, vieram trajados de noivos. “Nossa participação acontece há três anos. Achamos essa data típica muito alegre, permitindo a integração e fuga da rotina”, contam.
Para compor o júri, a Universidade convidou representantes dos setores de cultura, educação e imprensa e dois coreógrafos da cidade. Luciano Biaggi, do Gruppo Folklorico Italiano Ladri Di Cuori, frisou a importância em divulgar a cultura brasileira, principalmente a junina, que é riquíssima no Norte e Nordeste do país, mas, segundo ele, vem sendo esquecida no Sul: “Gostei bastante da ideia do concurso e da valorização da tradição. As coreografias surpreenderam”.
As quadrilhas foram orientadas pelos coordenadores, com a proposta principal de união dos cursos: Administração, Ciências Contábeis e Direito; Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Psicologia (grupo vencedor); Ciências Biológicas, Enfermagem e Biomedicina; História e Matemática; Moda, Estética e Sistemas de Informação; e Odontologia.
“O concurso foi brilhante. Acadêmicos e professores estão de parabéns por esse envolvimento maciço. É a Universidade fazendo da cultura mais um suporte para a formação de seus alunos”, afirma a diretora da Unidade, professora Débora Venturin, que veio trajada a rigor.
O evento, que abre o calendário das festas de junho, é organizado pelo Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante). Segundo a coordenadora setorial, Flávia Adada, a finalidade é valorizar, difundir e incentivar os festejos juninos, uma das maiores manifestações populares da cultura brasileira.