Você está aqui: Notícias > Reflexão sobre relacionamento amoroso marca o Dia dos Namorados
Reflexão sobre relacionamento amoroso marca o Dia dos Namorados
Publicado em: 12/06/2012 às 15:50
Em Cascavel, psicóloga dá entrevista sobre liquidez das relações e em Francisco Beltrão houve serenata aos apaixonados
É celebrado no Brasil, nesta terça-feira, 12, o Dia dos Namorados. Nesta data, os casais comemoram a afetividade e o amor que sentem um pelo outro, como forma de agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos. A Universidade Paranaense – Unipar também presta uma homenagem aos românticos e apaixonados.
EM CASCAVEL A coordenadora do curso de Psicologia, professora Diocleide Silva, foi convidada para dar entrevista ao Programa na Moda, com Érika Okazaki, que foi ao ar no último sábado, na TV Tarobá e Tarobá cabo.
A psicóloga discorreu sobre alguns aspectos da sociedade pós-moderna, cenário em que se percebe a dificuldade de solidez nas relações humanas e prevalência das relações líquidas, dos amores passageiros, que se dissolvem com a velocidade de um clique. “O mundo da tecnologia, das máquinas, dos bens nos impede de avaliar o amor a partir dele mesmo e é esse mundo do espetáculo, do descartável, que contamina nossas possibilidades de amor e permanência”, destacou.
Segundo pontuou, os relacionamentos duradouros têm características comuns, como parceria, diálogo, compreensão, o querer comprometer-se e continuar com o outro: “São esses alguns ingredientes que possibilitam a superação da rotina, das frustrações, levando a uma longa relação, como acontece com os relacionamentos da melhor idade - outra geração de valores familiares, que influenciam na concepção do amor, dos vínculos e de suas permanências”.
No ensejo, a mestre explicou, ainda, que o fundamental para o amor é aceitar viver o amor: “É preciso compreender, esperar, sonhar, sentir, entender, valorizar, querer o que se pode e aprender a lidar com o dilema humano básico Liberdade versus Segurança”.
Dentro da temática sobre ‘gênero e relações amorosas’, a professora coordena um projeto de pesquisa científica, cujo foco principal do estudo é a infidelidade virtual. O grupo, formado pelos acadêmicos Gabriela Fediuk, Ana Tatiane Ferreira, Ethyelly Thais Guisalbert, Luiz Fernando Abati e Flávio Sabino, faz um levantamento sobre a prática da infidelidade entre homens e mulheres, o que motiva tal prática e as consequências deste tipo de infidelidade para a relação de conjugalidade.
A orientadora afirma que “a pesquisa apresenta-se como sendo atual e de relevância, já que o mundo virtual tem mediado nossas relações interpessoais e interferido nas novas formas de relacionamentos, quer seja em novos encontros, quer em sua descontinuidade”.
EM FRANCISCO BELTRÃO A semana foi de surpresas. A Unidade Universitária promoveu no dia 4, no intervalo das aulas, show com o Musical Tom Maior, que embalou serenata ao som de Marisa Monte, Jota Quest e outros cantores românticos, adoçando os corações dos apaixonados.
O Grupo Teatreiros Priene foi convidado para animar a noite do dia 5. Na data teve até declaração de amor ao vivo, no palco de shows da praça de alimentação da Unipar. O romantismo tomou conta dos jovens, que assistiram à simulação de um pedido de noivado em pleno palco, clima que entusiasmou os espectadores. A praça foi decorada com balões de coração e um painel de desenhos em grafite, confeccionados pela equipe do Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante).