UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Reflexão sobre relacionamento amoroso marca o Dia dos Namorados

Publicado em: 12/06/2012 às 15:50

Em Cascavel, psicóloga dá entrevista sobre liquidez das relações e em Francisco Beltrão houve serenata aos apaixonados

Cartazes que expressam o amor foram produzidos pelo Piae
Musical Tom Maior, do Pibia, presta homenagem
Musical Tom Maior, do Pibia, presta homenagem
Musical Tom Maior, do Pibia, presta homenagem
Grupo Teatreiros Priene faz encenação romântica
Grupo Teatreiros Priene faz encenação romântica
04 A psicóloga Diocleide Silva, em entrevista com Érica Okazaki

É celebrado no Brasil, nesta terça-feira, 12, o Dia dos Namorados. Nesta data, os casais comemoram a afetividade e o amor que sentem um pelo outro, como forma de agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos. A Universidade Paranaense – Unipar também presta uma homenagem aos românticos e apaixonados.

EM CASCAVEL A coordenadora do curso de Psicologia, professora Diocleide Silva, foi convidada para dar entrevista ao Programa na Moda, com Érika Okazaki, que foi ao ar no último sábado, na TV Tarobá e Tarobá cabo.

A psicóloga discorreu sobre alguns aspectos da sociedade pós-moderna, cenário em que se percebe a dificuldade de solidez nas relações humanas e prevalência das relações líquidas, dos amores passageiros, que se dissolvem com a velocidade de um clique. “O mundo da tecnologia, das máquinas, dos bens nos impede de avaliar o amor a partir dele mesmo e é esse mundo do espetáculo, do descartável, que contamina nossas possibilidades de amor e permanência”, destacou.

Segundo pontuou, os relacionamentos duradouros têm características comuns, como parceria, diálogo, compreensão, o querer comprometer-se e continuar com o outro: “São esses alguns ingredientes que possibilitam a superação da rotina, das frustrações, levando a uma longa relação, como acontece com os relacionamentos da melhor idade - outra geração de valores familiares, que influenciam na concepção do amor, dos vínculos e de suas permanências”.

No ensejo, a mestre explicou, ainda, que o fundamental para o amor é aceitar viver o amor: “É preciso compreender, esperar, sonhar, sentir, entender, valorizar, querer o que se pode e aprender a lidar com o dilema humano básico Liberdade versus Segurança”.

Dentro da temática sobre ‘gênero e relações amorosas’, a professora coordena um projeto de pesquisa científica, cujo foco principal do estudo é a infidelidade virtual. O grupo, formado pelos acadêmicos Gabriela Fediuk, Ana Tatiane Ferreira, Ethyelly Thais Guisalbert, Luiz Fernando Abati e Flávio Sabino, faz um levantamento sobre a prática da infidelidade entre homens e mulheres, o que motiva tal prática e as consequências deste tipo de infidelidade para a relação de conjugalidade.

A orientadora afirma que “a pesquisa apresenta-se como sendo atual e de relevância, já que o mundo virtual tem mediado nossas relações interpessoais e interferido nas novas formas de relacionamentos, quer seja em novos encontros, quer em sua descontinuidade”.

EM FRANCISCO BELTRÃO A semana foi de surpresas. A Unidade Universitária promoveu no dia 4, no intervalo das aulas, show com o Musical Tom Maior, que embalou serenata ao som de Marisa Monte, Jota Quest e outros cantores românticos, adoçando os corações dos apaixonados.

O Grupo Teatreiros Priene foi convidado para animar a noite do dia 5. Na data teve até declaração de amor ao vivo, no palco de shows da praça de alimentação da Unipar. O romantismo tomou conta dos jovens, que assistiram à simulação de um pedido de noivado em pleno palco, clima que entusiasmou os espectadores. A praça foi decorada com balões de coração e um painel de desenhos em grafite, confeccionados pela equipe do Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante).

Redes sociais>