Você está aqui: Notícias > Mestrado: Com conferencista internacional, Simpósio em Biotecnologia atinge todas as metas
Mestrado: Com conferencista internacional, Simpósio em Biotecnologia atinge todas as metas
Publicado em: 12/06/2012 às 11:05
O pesquisador Edgardo Omar Albertó, da Argentina, palestrou para mais de duzentos participantes, número recorde do evento
Um grande sucesso. Assim os organizadores definem o 7º Simpósio em Biotecnologia e Mostra de Trabalhos Científicos, promovido pelo programa do mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da Universidade Paranaense – Unipar (em 02/06). O evento reuniu na Unidade de Umuarama mais de duzentos participantes, número recorde do evento. A participação do pesquisador argentino Edgardo Omar Alberto, referência mundial no assunto a que veio abordar, contribuiu para esse resultado.
Albertó é professor doutor da Universidad Nacional de General San Martín e do Instituto de Investigaciones Biotecnológicas, da Argentina. O pesquisador foi convidado para dividir seus conhecimentos no minicurso ‘O gênero Agaricus: importância econômica e taxonomia’.
“Estou aqui para falar da importância da produção do cogumelo champyon, o mais produzido no mundo. Vamos abordar as espécies deste tipo de cogumelo e as tecnologias utilizadas em sua produção, não só na Argentina, mas também em outros países”, disse, pouco antes de iniciar sua palestra.
O Simpósio reuniu outros nomes expressivos em Umuarama para os temas da pauta. ‘Uso do genoma no descobrimento de novos fármacos’ foi o assunto do minicurso proferido pelo professor doutor Flavio Augusto Seixas, da UEM; ‘Bioinformática na era genômica’ foi discutido pelo professor doutor Fabrício Martins Lopes, da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); e ‘Aplicação biotecnológica de bactérias promotoras do crescimento vegetal’, pela professora Elisete Pains Rodrigues, da UEL (Universidade Estadual de Londrina).
Paola Frison, aluna do último ano de Farmácia, participou. “Como já faço parte de um projeto relacionado à biotecnologia, é de extrema importância participar desse evento. São palestrantes de alto nível, que nos trouxeram conhecimentos que vão contribuir para nossa formação”.
A Mostra de Trabalhos também contemplou assuntos correlacionados aos temas e foi importante por abrir chance para acirrar os debates. Foram mais de 25 pôsteres, expondo estudos dos mestrandos da Unipar.
O coordenador do mestrado, professor doutor Nelson Colauto, comemorou o sucesso da edição. “Estamos felizes com o resultado”, exclamou, destacando o quanto foi expressivo o intercâmbio de conhecimentos, principal objetivo do evento. “O recorde de participantes comprova a importância do Simpósio, que se consolida como um dos mais importantes da biotecnologia no Paraná, onde estudantes e profissionais têm a oportunidade de discutir assuntos que estão sendo pesquisados e outros que poderão ou que terão que ser pesquisados; são tantos campos promissores, que nos motivam a realizar esse evento com muito empenho e satisfação”.