Você está aqui: Notícias > Umuarama: Egresso publica artigo em conceituada revista
Umuarama: Egresso publica artigo em conceituada revista
Publicado em: 19/02/2010 às 10:23
Graduado em Ciências Biológicas, Lienine Zaghi é autor de trabalho científico na área de agronomia, destaque em editora da UEM
Conhecida internacionalmente, a revista Acta Scientiarum - Agronomy lança artigo científico de egresso da Universidade Paranaense – UNIPAR. Formado em Ciências Biológicas, Lienine Luiz Zaghi Júnior atua como auxiliar de laboratório no Laboratório de Biologia Molecular da Instituição.
Segundo ele, o estudo ‘Relação carbono/nitrogênio do substrato pelo método de cultivo axênico para Agaricus brasiliensis’, teve como objetivo verificar o efeito de diferentes relações C/N no crescimento micelial daquele fungo, utilizando subprodutos regionais como substrato pelo método axênico.
Dois subprodutos foram utilizados para a pesquisa: fibra de soja e de mandioca, que são resíduos da produção do óleo da soja e do amido de mandioca, respectivamente. “O motivo pelo qual resolvemos fazer os testes com as fibras citadas vem do fato de o Paraná ser um grande produtor de soja e mandioca e possibilitar a aquisição dos subprodutos, de forma acessível”, argumenta.
Contribuíram para a pesquisa os professores Giani Andrea Linde e Nelson Barros Colauto. Segundo os autores, as relações C/N no substrato (misturas de fibra de soja e de mandioca) estudadas variaram de 11 a 248, com consequentes concentrações de nitrogênio, de 4,25 a 0,20%, respectivamente. “Os substratos, somente com fibra de soja, propiciam maior crescimento micelial que qualquer mistura com fibra de mandioca”, diz Colauto.
Com a pesquisa, foi possível determinar quais os níveis de nitrogênio e carbono que são necessários para o ótimo desenvolvimento do fungo Agaricus brasiliensis, “que se diferencia das outras espécies por ser antimutagênico, inibindo o crescimento de tumores, como já evidenciado em duas publicações do Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura da UNIPAR, outras duas submetidas para publicação e, agora, em mais um trabalho que será defendido este ano”.
A revista é publicada a cada três meses, pela Eduem (Editora da Universidade Estadual de Maringá). Nela, são encontrados artigos originais em áreas relevantes da agronomia. Confira o artigo no site: http://bit.ly/9I4Lsg
“Os resultados da publicação sobre os níveis de nitrogênio e carbono para o crescimento do fungo foram de fundamental importância e base para a construção de novos conhecimentos de forma eficiente nesta área”, afirma Lienine.
Sobre o estudo, o autor explica, ainda, que os cogumelos comestíveis se destacam por possuírem alto valor nutritivo e medicinal. Porém, lembra que o consumo no Brasil é baixo, devido ao alto preço no mercado interno, motivado pelo alto custo para produzi-lo. “Uma solução seria produzir cogumelos a partir de uma formulação proveniente de subprodutos agroindustriais, que são resíduos do processamento de plantas”, defende.
“A execução e conclusão da pesquisa foram muito trabalhosas, mas com dedicação e perseverança atingi meus objetivos. O sucesso do trabalho se deve, também, à ajuda e incentivo dos professores doutores Nelson Colauto (Biotecnologia de Cogumelos) e Giani Andrea Linde Colauto (Engenharia de Alimentos) e aos modernos aparelhos e ambientes laboratoriais (especialmente o Laboratório de Biologia Molecular) de que a UNIPAR dispõe”.