Você está aqui: Notícias > Dia Internacional do Brincar é comemorado com ação pedagógica
Dia Internacional do Brincar é comemorado com ação pedagógica
Publicado em: 01/06/2012 às 15:55
Estudantes conscientizaram adultos em ponto estratégico de Umuarama e Guaíra
Com o slogan ‘Não Basta ser pai, tem que brincar’, o curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidades de Umuarama e Guaíra, comemoraram o Dia Internacional do Brincar, celebrado no dia 28 de maio. Os estudantes saíram à rua, engajados na campanha que enaltece a importância do brincar como desenvolvedor das habilidades afetivas, motoras e intelectuais das crianças.
Em Umuarama, a ação aconteceu no sábado passado, 26. Num ponto estratégico da Avenida Paraná, uma equipe distribuíu panfletos e ‘jogos de bolso’, confeccionados por estududantes do curso. Mais de 1800 motoristas foram abordados.
“É uma ação que busca alertar sobre a importância do brincar como atividade essencial para o desenvolvimento da criança, instrumento de aprendizagem, transmissão do saber e de educação e expressão cultural, favorecedora de encontros interculturais e intergeracionais”, explicou a professora Lucyelena Picelli.
Ela, que coordena a Brinquedoteca da Unipar, projeto de extensão universitária do curso, acompanhou a turma. “Reforçamos que o brincar, acompanhado de um adulto, faz mais bem para a criança”, acrescentou.
A comemoração da data no Brasil aderiu à proposta da ITLA (sigla em inglês da Associação Internacional de Brinquedotecas), que tem provocado reflexões sobre o tema. “Percebemos que após o evento há um aumento expressivo na frequência das crianças na Brinquedoteca, bem como um maior interesse dos pais em visitar o espaço para conhecer as propostas do projeto”, ressaltou a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo, que supervisionou a ação.
Em Guaíra, a atividade aconteceu no centro da cidade e seguiu o tema ‘Criança que brinca tem maior chance de ser um adulto saudável’. Caracterizados de personagens de histórias infantis, os estudantes abordaram motoristas e distribuíram panfletos e jogos de bolsos; crianças ganharam doces.
“Além de conscientizar os pais sobre a importância do brincar no desenvolvimento intelectual e emocinal da criança, aproveitamos para convidá-los a conhecer a Brinquedoteca”, ressaltou a coordenadora do projeto de extensão, professora Inês Altenhofen.