Você está aqui: Notícias > Em palestra, Educador Steven Dubner fala sobre esporte e deficiência física
Em palestra, Educador Steven Dubner fala sobre esporte e deficiência física
Publicado em: 30/05/2012 às 11:50
Evento reuniu estudantes de Administração e Pedagogia em Guaíra e de Educação Física, em Cianorte
‘Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez’. Este foi o tema da palestra motivacional ministrada pelo renomado educador Steven Dubner, nas cidades de Guaíra e Cianorte. O especialista é coordenador da ADD (Associação Desportiva para Deficientes) e ex-técnico da Seleção Brasileira de Basquete Masculino em Cadeira de Rodas.
Em Guaíra, Dubner falou no auditório da Universidade Paranaense para estudantes e professores dos cursos de Administração e Pedagogia da Unipar e da rede municipal e estadual de ensino. Funcionários da Prefeitua e alunos e professores de colégios particulares também prestigiaram.
Já em Cianorte, a palestra foi promovida pela empresa Unimed e realizada na loja Empório Brasil, com a presença de mais de mil pessoas, entre elas, estudantes do curso de Educação Física da Unipar. Com um estilo divertido, o palestrante contou histórias de superação de atletas com deficiência física.
“As pessoas com deficiência que praticam esportes têm tantos títulos quanto àquelas sem deficiência alguma. No futebol, por exemplo, eles travam a bola com a muleta e fazem gol de bicicleta”, contou.
Para o educador, o esporte pode ser utilizado como uma ferramenta para a redescoberta da vida social da pessoa com deficiência. “Muitos atletas da associação já brincam com a sua deficiência. Este é o primeiro sinal que suas limitações e traumas foram superados”, ressalta. “E o trabalho da ADD, das Prefeituras e dos professores é potencializar as habilidades das pessoas com deficiência”,completa.
Steven Dubner é formado em Educação Física e especializou-se no Brasil e nos Estados Unidos em esportes adaptados para portadores de necessidades especiais. Tem tripla nacionalidade: brasileira, francesa e americana e morou em vários países antes de retornar ao Brasil, em l996, para se dedicar à educação física especial, estimulando a prática de várias modalidades esportivas como natação, basquete, futebol, ciclismo, escalada para cegos e também cursos educacionais.
“Para nós é um prazer assistir à palestra de um profissional desse nível, que mostrou o valor que a vida tem e o quanto ela é maravilhosa” afirmou o coordenador do curso de Educação Física, professor Ricardo Carminato. “O contato com o educador nos abre mais possibilidades para desenvolvermos nossas modalidades e, quem sabe no futuro, possamos ter atletas representando a Unipar em uma paralímpiada”. Diz isso referendo-se ao fato de há mais de dez anos a Unipar investir no projeto de extensão universitária Ama (Atividades Motoras Adaptadas). Em Umuarama, Cianorte e Toledo, as diferentes modalidades do projeto reúnem centenas de pessoas, com deficiência física e mental. Natação, handebol em cadeira de rodas e parabadminton.