UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Estudantes inventam jogos pedagógicos de tabuleiro para crianças

Publicado em: 25/05/2012 às 17:46

Material lúdico sugere novas possibilidades de ensino da História, facilitando a aprendizagem

Cada equipe apresentou e fez demonstração da sua proposta de jogo
Professor Rudy Nick com acadêmicos do 3º e 4º ano
Perguntas e respostas revelam fatos históricos da Ditadura
Jogo aprofunda conhecimento sobre a Batalha Nazista
Além do conteúdo, tabuleiro chama atenção pelas cores fortes
Jogo instiga a investigação e o raciocínio
Jogo estimula a reflexão e promove conhecimento brincando

Criatividade e conhecimento histórico inspiraram a criação de jogos de tabuleiro, confeccionados por acadêmicos do curso de História da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. A metodologia de estudo reúne conteúdos presentes no currículo da educação básica e tem por objetivo facilitar a aprendizagem no ensino fundamental e médio.

O desafio foi proposto pelo professor Rudy Nick Vencatto, na disciplina de Metodologia para o Ensino de História II. O docente explica que o exercício estimulou cada grupo a produzir um material didático-pedagógico diferente, com uma proposta de aprendizagem mais interativa para os alunos.

Sobre a disciplina, o professor destaca sua importância pela função de estimular nos acadêmicos novos olhares sobre métodos e técnicas de ensino de História, capacitando para um horizonte pluricultural. “Cabe ao historiador atuar na formação de sujeitos críticos e autônomos, agentes sociais ativos nas transformações históricas. Devemos estar atentos e habilitados para desenvolver atividades que estimulem este olhar nos educandos e que possibilite atingir as expectativas com maior ênfase”.

Também afirma que trabalhar os currículos escolares por outras vias aumenta a possibilidade de atingir um maior público de educandos e estimula uma aprendizagem significativa, que evidencia as distintas habilidades cognitivas.

No tabuleiro, o acadêmico Roger Costa e seu grupo representaram o ofício do historiador, atentando para os aspectos de investigação e interpretação. Ele observa que a associação do lúdico à didática é antiga e os jogos têm essa finalidade, de tornar a aula mais dinâmica e ser um mecanismo que desperte o interesse do aluno pela História, estimulando o gosto pelo estudo e, consequentemente, a facilidade em aprender.

Redes sociais>