Cascavel: Centro de Psicologia Aplicada conecta acadêmico e comunidade
Publicado em: 24/05/2012 às 16:50
Projeto de extensão contribui para a boa formação acadêmica e busca restabelecer a saúde mental de pacientes
A Universidade Paranaense - Unipar, por meio da extensão universitária, possibilita a troca de valores entre acadêmicos e sociedade. Criado há nove anos, o CPA (Centro de Psicologia Aplicada), da Unidade de Cascavel, tem se fortalecido como espaço privilegiado de produção do conhecimento, um dos grandes diferenciais da Universidade.
Segundo as responsáveis técnicas, as psicólogas Monique Färber e Liliane de Farias, além de levar conhecimento e assistência à comunidade de toda a região e às instituições conveniadas, o CPA possibilita a formação do profissional cidadão. O atendimento acontece de forma individual ou em grupo e é feito com crianças, jovens, adultos e idosos.
Neste espaço, além dos estágios de formação em Psicologia, os estudantes participam de atividades elaboradas pela equipe de profissionais do CPA. Dentre elas, destacam-se alguns projetos: Triagem, para melhor conhecimento sobre a técnica da entrevista inicial; Motivando a 3ª Idade, voltado à melhoria da qualidade de vida através de atividades artístico-culturais; Oficinas Terapêuticas de Contos Infantis, visando o atendimento psicoterápico de crianças de 6 a 11 anos, mediado pelos contos de fadas; Orientação Profissional, para adolescentes do ensino médio; Seleção de Novos Talentos, que auxilia na contratação de novos funcionários para o quadro da Instituição; entre outros.
O CPA funciona de fevereiro a dezembro e é coordenado pela professora Helena Leandro. À frente da coordenação de estágios está a professora Patrícia Novaki. O expediente é de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3321-1300, ramal 2123.