Você está aqui: Notícias > UNIPAR investe na pós-graduação em Psicopedagogia
UNIPAR investe na pós-graduação em Psicopedagogia
Publicado em: 18/02/2010 às 11:15
As aulas começam em abril, no Campus-Sede, envolvendo pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais
Compreender os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades deste movimento são os interesses da Psicopedagia. Levando em consideração a importância de profissionais atuantes na área, a Universidade Paranaense – UNIPAR apresenta a pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Oferecido no Campus de Umuarama, o curso faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento: Psicologia, Psicanálise, Filosofia, Psicologia Transpessoal, Pedagogia, Neurologia, entre outros.
O objetivo é possibilitar aos profissionais o desenvolvimento de pesquisas no campo da psicopedagogia. A oportunidade é para profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, licenciaturas e áreas afins. Trinta vagas são oferecidas.
Neste portal você confere outros cursos ofertados e Campi, na página da pós-graduação, cursos 2010. Todos com inscrições até março. A data prevista para o começo da especialização é 9 de abril.
As aulas serão quinzenais, às sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 7h30 às 11h50 e das 13h às 17h20. A coordenação do curso é da professora Rosângela Bressan Buosi, mestre em Educação.
Estrutura curricular: Introdução à psicopedagogia; Teorias do desenvolvimento e aprendizagem na teoria cognitivista; Desenvolvimento e aprendizagem e psicologia Vigotskiana; Teorias do desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicanalítica; Metodologia da pesquisa científica; Aspectos linguísticos da aprendizagem; Metodologia da alfabetização e construção da linguagem escrita; Teorias psicodinâmicas e aprendizagem; Técnicas projetivas psicopedagógicas; Fundamentos de neurologia, psiconeurologia e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem; A inclusão e a psicopedagogia; Dinâmica das relações familiares e sua influência no processo de aprendizagem; Literatura infantil no processo de aprendizagem; A Psicopedagogia e a aprendizagem da matemática; O lúdico e a aprendizagem; Processo diagnóstico psicopedagógico; Processo corretor psicopedagógico; Estágio supervisionado em Psicopedagogia Clínica; Diagnóstico institucional; Intervenção psicopedagógica na instituição; Estágio supervisionado em psicopedagogia institucional.