Você está aqui: Notícias > Unipar participa da Semana Nacional de Museus comemorada em Cascavel
Unipar participa da Semana Nacional de Museus comemorada em Cascavel
Publicado em: 22/05/2012 às 16:43
O professor doutor Nilceu Jacob Deitos ministrou palestra sobre ‘Museu e Cotidiano’
‘Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações’. Esse é o tema da 10ª Semana Nacional de Museus, realizada de 14 a 20 de maio. Em Cascavel, a Unipar sediou palestra com a presença de acadêmicos e professores do curso de História. O integrante do teatro Hierôfanico, Sidnei de Oliveira, fez uma performance Machadiana da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Evento foi organizado pela coordenadora do Museu da Imagem e do Som e Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, Silvia Prado. O professor Nilceu Jacob Deitos, doutor em História, falou sobre ‘Museu e Cotidiano: Espaços da Memória’, enfatizando o museu enquanto espaço privilegiado de guarda de objetos e fonte do cotidiano.
“Está no museu o que teve sentido em alguma temporalidade, algo que marcou a cultura, lazer e outros momentos que remontam a história dos antepassados”, disse, destacando que a guarda não está restrita a órgãos oficiais: “Temos objetos em nossa casa dos quais não abrimos mão, nosso museu, onde nos encontramos, nos vemos. É nessa dimensão afetiva que construímos nossa identidade, por isso, o museu no espaço tem que ser cuidado, reorganizado, preservado”.
O professor reafirma que os objetos e peças são inanimados, mas não são mortos: “A memória traz para o presente toda uma reflexão sobre a história dos objetos e retrata o que somos e a História é a ciência que contribui para esse pensamento”. O professor observou que a tendência da nova geração é ampliar a guarda da história no computador e diminuir a guarda de objetos em casa.
A secretária de Cultura, Teresinha Nunes Braga, prestigiou o evento e em seu discurso afirmou que fazer educação e cultura é um ato de amor e transformação do ser humano. “Esse resgate da história faz com que o jovem construa o futuro com mais segurança”, disse. O coordenador do curso, professor Fausto Irschlinger, também parabenizou o evento.
A programação da Semana foi intensa, contou com exibição do documentário ‘Memória viva II’, orientado pelo professor Leodefane Bispo; exposição ‘Colcha de memórias’, valorização das mulheres de Cascavel; projeto ‘Baú da Memória’, que incentiva a preservação de peças museológicas e patrimoniais; exposição ‘De volta ao passado’, décadas de 60 e 70, curadoria do professor Vladimir Medeiros; contação de histórias; e as vivências e interpretações de Cascavel pelo pioneiro Valdir Webber.