UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: História e Matemática interagem em Aula Magna

Publicado em: 18/05/2012 às 15:06

Conhecimento foi o tema abordado pelo professor doutor Deonir Kurek

Professor Deonir Kurek fala sobre o conhecimento
Turmas de Matemática e História interagiram
Professoras Débora Venturin e Glaucimara Oliveira
Acadêmicas de História abrem evento com apresentação cultural
O palestrante, a diretora, e os coordenadores de Matemática, Marivane Martin, e de História, Fausto Irschlinger

Em parceria, os cursos de História e Matemática da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, realizaram Aula Magna que abordou ‘Conhecimento: conhecimento de si e formação de professores’. O convidado, Deonir Luis Kurek, é professor da Unioeste e doutor em Educação.

A diretora da Unidade, professora Débora Venturin, falou da importância da Aula Magna, “que integra calouros, mas sempre trazer algo novo também para os veteranos”. No cerimonial, a professora Glaucimara Oliveira expôs que o intuito é refletir a prática docente e seu cotidiano: “Não nos construímos sozinhos, somos tocados por alunos e professores”.

Bastante dinâmica, a Aula foi ilustrada com passagens, poemas, histórias da literatura e mito da Caverna (de Platão). O filósofo observou que a produção do conhecimento exige reflexão: “Precisamos ter admiração, surpresa e espanto com as coisas a nossa volta e ver como os fatos acontecem; questionar quem somos, pois somos seres de linguagem”.

Segundo o professor, o tema desperta a reflexão de crítica em relação ao conhecimento e dissemina a ideia. “O ser se constrói na relação com o mundo e com os outros, refletindo sobre como o conhecimento interfere na sua vida e maneiras de atuação”, afirmou, instigando a adoção de uma postura mais ativa.

O palestrante frisou, ainda, que quando se atinge um novo grau de conhecimento, o homem tem o poder de escolha sobre qual atitude tomar: compartilhar ou dominar.

Redes sociais>