Você está aqui: Notícias > Umuarama: Formandos de Ciências Contábeis se destacam no Exame de Suficiência
Umuarama: Formandos de Ciências Contábeis se destacam no Exame de Suficiência
Publicado em: 17/05/2012 às 11:03
Desde 2010, aprovação no exame é requisito obrigatório para o exercício da profissão
A dedicação de seus alunos aos estudos aliada à qualidade de sua estrutura tem trazido bons resultados ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. Estudantes e professores estão comemorando a aprovação de formandos no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.
Com a instituição da lei 12.249, que foi publicada em 11 de junho de 2010, a aprovação no exame passou a ser requisito obrigatório para o exercício da profissão. A prova foi realizada no Sindicato dos Contabilistas. José Luiz Borsatto se destacou entre os colegas e obteve a maior índice de acerto; das 50 questões, acertou 39.
“A maioria das perguntas abordadas na prova foi de conteúdos que estamos estudando. Isso reflete a qualidade do curso, que não mede esforços para nos oferecer uma formação diferenciada, com um corpo docente de alto nível e antenado com as exigências da profissão”, afirmou o formando.
Para aqueles que desejam o mesmo sucesso no exame, o estudante dá a receita: “A Universidade apenas ensina o caminho, o resto é com a gente. E dedicar-se à teoria lendo muito e praticá-la participando de projetos de pesquisa e extensão são fatores primordiais para obter um bom resultado na prova”.
Borsatto trabalha no escritório Âncora-Assessoria Contábil e quanto ao futuro ele é categórico: “No ano que vem vou fazer uma pós-graduação e me esforçar para entrar em uma empresa de grande porte”.
A colega Juliana Lombardi também se destacou acertando 38 questões. “O exame foi difícil, mas eu estava preparada. E além de nos dar o direito de exercer a profissão, ele é um meio de avaliarmos se a graduação está nos preparando para os desafios da profissão”, conta.
“A exigência da aprovação no exame significa um grande avanço na profissão, garantindo não só a qualidade técnica dos serviços contábeis, mas também a adequação das normas brasileiras de contabilidade aos padrões internacionais”, enfatizou o coordenador do curso, professor Clóvis Uliana. “Portanto, a ótima participação dos nossos estudantes no exame demonstra que a estrutura e a matriz curricular do curso buscam a excelência na formação acadêmica”, completou.