Cascavel: Professores recebem capacitação para uso da Plataforma Brasil
Publicado em: 14/05/2012 às 15:10
Desde janeiro, a tramitação de projetos de pesquisa é exclusiva por meio do novo sistema nacional
Docentes da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Cascavel, participaram de capacitação para operar o novo Sistema Plataforma Brasil, implantado na Instituição. A proposta foi apresentada pelo presidente do CEPEH (Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos), professor Nelton Anderson Bespalez Correa.
O professor explica que a Plataforma Brasil é um sistema nacional de submissão online de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. O objetivo é a busca de transparência e agilidade no processo de avaliação.
O sistema foi instituído em janeiro pelo Conselho Nacional de Saúde e deve ser adotado por todas as instituições do país. Durante a capacitação ministrada, o professor apresentou o conceito de pesquisa e pontuou os benefícios para a sociedade.
Para que tenha validade científica, o estudo deve avaliar quesitos como melhoria na saúde, espaço, tempo e valor social, além de fazer um balanço sobre risco/benefício. Na Unipar, o CEPEH foi criado em 2000, para fazer o acompanhamento ético das atividades que envolvem seres humanos e defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade.
O Comitê é formado por professores, um discente, um membro da comunidade, três representantes docentes/ funcionários, e destaca-se pela intensa atuação na análise do crescente número de projetos de pesquisas realizados nas Unidades da Instituição (cerca de dois mil nos últimos cinco anos).