UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: ‘Folclore’ é tema de conceituado desfile de Moda

Publicado em: 10/05/2012 às 17:35

Looks, inspirados em lendas brasileiras, foram confeccionados com materiais alternativos

Acadêmicos dão show com materiais alternativos
Traje longo causou sensação na plateia
Folhas de revista e brilho deram toque especial ao look
Detalhes traduzem a beleza da Amazônia
Desfile é marcado pelo colorido do Folclore
Traje longo e moderno esbanja a elegância feminina
Traje longo e moderno esbanja a elegância feminina
Traje longo e moderno esbanja a elegância feminina
Traje longo e moderno esbanja a elegância feminina

Realizado nesta semana, o tradicional desfile do curso de Moda da Universidade Paranaense – Unipar mereceu os calorosos aplausos do público. Peças confeccionadas com materiais alternativos deram o tom na passarela. Além da coleção, o cenário também repercutiu o tema central ‘Folclore e tradições’.

Como é de costume, a turma do 1º ano idealizou as roupas e desfilou; a do 2º ano organizou a passarela, a decoração, a trilha musical e os slides e auxiliou na confecção; e a do 3º ano ficou responsável pelo som e iluminação, além de contribuir com dicas para a composição dos looks.

Segundo a coordenadora do curso, professora Ana Paula Pereira, o objetivo do desfile foi mostrar à comunidade externa a criatividade dos alunos com o uso de materiais alternativos, que geralmente não seriam transformados em roupa e, ainda, propor um desafio aos alunos para que utilizem tais materiais.

O desfile é realizado desde 2003 e o tema varia a cada edição: “Foi escolhido o Folclore para que os alunos, ao realizarem suas pesquisas, pudessem aguçar, além da criatividade, o conhecimento sobre as lendas, que serviram de base para as criações, inspirando cores, formas, texturas e ideias para os produtos”.

De acordo com a professora, as peças foram inovadoras e a desconstrução dos materiais, para depois transformá-los em roupas, foi muito bem aproveitada. Na passarela, a acadêmica Sirlei Bolson representou a personagem Iara, lenda da região amazônica. Ela explica que foi trabalhoso pensar a matéria-prima para o arranjo da sereia: “Foi preciso idealizar a obra na cabeça e testar os materiais na prática para saber qual se adequaria melhor, mas deu muito certo”.

O público também gostou. “Para que o trabalho fique bom, é muito importante essa ousadia em confeccionar peças tão bonitas com materiais que seriam jogados fora”, afirma a estudante Emanuelli Mainardi, da Odontologia.

O visitante Ademir Freitas concordou: “Mesmo com a limitação, a turma soube interpretar os temas, trabalhar com as cores, texturas e materiais. Adoro o curso, o despertar da criatividade, pois a Moda está em tudo e valoriza tudo”.

A produção faz parte da disciplina de Pesquisa de Moda e Laboratório de Criação e, este ano, em especial, a proposta também foi aplicada nas aulas de Tecnologia Têxtil e Modelagem Tridimensional.

Redes sociais>