UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Aula de Geologia foca diferenças entre minerais e rochas

Publicado em: 07/05/2012 às 15:35

Turma de Engenharia aprendeu sobre o papel dos materiais na construção civil e suas variantes

Alunos estudam origem e composição das rochas
Alunos estudam origem e composição das rochas
Grupo discute propriedades do material
Grupo discute propriedades do material
Professor explica o uso de equipamentos

A turma do 2º ano do curso de Engenharia Civil realizou aula prática na disciplina de Geologia, ministrada pelo professor Marcelo Guimarães. Os estudantes aprenderam sobre os minerais e rochas utilizados na construção civil como materiais de construção.

O professor apresentou os diversos tipos de rochas existentes no Brasil e demonstrou técnicas de classificação visual das rochas. Em grupos, os alunos testaram as diferentes propriedades de cada rocha: brilho, dureza, porosidade e aspecto.

Também foram apresentados os equipamentos do laboratório de Hidráulica, utilizados em testes como vazão de barragens, perda de carga em tubulações hidráulicas, associação de bombas de sucção, entre outros. “A dinâmica instigou a curiosidade dos discentes sobre as matérias futuras do curso”, disse o professor, que coordena o curso.

O acadêmico Leocir Floriano relata que foi importante conhecer os tipos de rochas (igneas ou magmáticas), a classificação quanto à gênese ou origem e os fatores que influenciam o intemperismo (físico e químico). “O mais interessante foi saber que a forma como a rocha é formada e o tempo de esfriamento pode variar sua qualidade final no ramo da engenharia”, afirmou, destacando que o conteúdo aprofundou o conhecimento sobre o material e sua resistência.

Floriano também observa que, na prática, o aluno consegue vivenciar algo mais próximo do real, sai do conhecimento didático para a experiência, podendo sentir e ver o material ao vivo e não apenas por imagens. “Esse contato sem dúvida entusiasma o aluno”, disse.

Para a estudante Gizeli Dobrantz é fundamental que o profissional conheça as camadas do planeta Terra e diferencie minerais de solos e rochas: “Algumas rochas não podem ser usadas para fachadas, pois são facilmente lixiviadas; são os detalhes que fazem a diferença no resultado final da edificação”.

Ela afirma que a disciplina é extremamente importante: “A geologia estuda a terra e é sobre a terra que nós engenheiros construiremos nossas edificações. Como responsáveis por uma obra precisamos garantir a satisfação do cliente e sua segurança e, para tal, devemos conhecer o comportamento do solo, a rocha de origem do cimento e da brita, a qualidade da areia e o melhor local de aplicação das pedras ornamentais”.

Gizeli lembra que o curso de Engenharia Civil é um curso técnico e que os acadêmicos precisam saber a teoria, mas, igualmente a prática: “Nos laboratórios temos a oportunidade de fazer o concreto na betoneira, moldar os corpos de prova, rompê-los depois de alguns dias e observar o comportamento do material ou de um fluído, medir uma força, fazer e entender experiências relacionadas à eletricidade, por exemplo, entre outras”.

Redes sociais>