UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Estética contempla crianças com massagem de Shantala

Publicado em: 03/05/2012 às 17:10

Técnica milenar causou sensação nos pequenos; aprendida pelas alunas, foi repassada aos pais

Turma de Estética prestigia aula de Terapias Alternativas
Aula prática inclui sessão relaxante com água morna
Técnica foi aplicada em crianças de várias idades

Na disciplina de Terapias Alternativas, a turma do 3º ano do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, teve experiência com bebês e crianças, em aula sobre Shantala, técnica milenar indiana que transmite amor através das mãos. A atividade aconteceu no Laboratório Corporal.

O objetivo, segundo a professora Vivien Garbin, foi mostrar, dentre as várias terapias alternativas, uma forma de massagem aplicada a esse público especial, ensinando as acadêmicas a utilizar a técnica e repassá-la aos pais.

Baseada nos mesmos princípios do yoga e da medicina ayurvédica, a massagem foi trazida para o ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer que, após observar uma mãe massageando os filhos em uma rua de Calcutá, ficou encantado com a beleza dos movimentos e resolveu batizar a sequência com o nome da mulher que a praticava: Shantala.

A professora conta que a técnica é utilizada em crianças de 0 a 11 anos, “observando sempre como o pequeno recebe o toque e se o umbiguinho está bem cicatrizado”. Suas funções consistem em relaxar, eliminar tensões, bloqueios, insônia e choro sem motivo aparente, proporcionar segurança, elevar a autoestima e, principalmente, equilibrar o sistema energético e o emocional.

Durante a aula, foi lembrado que a Shantala proporciona ao bebê, sensações semelhantes às que tinha na barriga da mãe. “Segundo especialistas, também ajuda a aumentar a percepção corporal, a diminuir o estresse entre pais e bebê, a melhorar o desenvolvimento neurológico (psicomotor) e emocional, principalmente o reforço do vínculo e da segurança através do toque da pele, a aumentar o ganho de peso, a acalmar cólica e prisão de ventre, a tonificar os músculos do bebê quando fica deitado por muito tempo e proporicona um sono tranquilo”, argumenta a professora.

Entre outras vantagens, ela acrescenta que a massagem ativa a circulação sanguínea local; regula a pressão arterial e aumenta a distribuição de sangue para os órgãos internos, músculos, tecidos e as partes do corpo manipuladas; fortalece o sistema imunológico, com o aumento do número de plaquetas, hemoglobinas e células vermelhas e brancas; melhora o sistema digestivo e o respiratório, ajudando o organismo a expelir toxinas; contribui para o contato afetivo; e promove a harmonia do bebê com o mundo exterior.

Redes sociais>