Você está aqui: Notícias > Guaíra: Gestão Ambiental promove visitas a empresas de Curitiba
Guaíra: Gestão Ambiental promove visitas a empresas de Curitiba
Publicado em: 02/05/2012 às 16:00
Evento ampliou conhecimentos sobre biocidades, geoprocessamento e o papel do gestor ambiental
Estudantes da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, tiveram o privilégio de conhecer empresas de grande porte em Curitiba, durante visita técnica promovida pelo curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (11 a 13/04). Conhecer o ambiente e o papel do Gestor Ambiental em empresas, frente às novas tecnologias para monitorar o espaço, foi o objetivo principal da viajem.
Acompanhados pelas professoras Rosiley Pacheco (coordenadora do curso) e Gisieli Kramer, a primeira parada do grupo foi na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que é referência nacional em ações de planejamento e gestão ambiental do espaço geográfico.
As turmas foram recepcionadas pelo engenheiro ambiental Carlos Guillen e o engenheiro cartógrafo Luiz Alberto Lopez, que palestraram sobre geoprocessamento e o uso de imagens de sensoriamento remoto para o planejamento e gestão ambiental do espaço. “Eles apresentam as principais estratégias de gestão ambiental desenvolvida pela gerência de educação ambiental, como biocidades, áreas verdes e coleta de lixo”, conta a coordenadora.
Na sequência, os estudantes conheceram o Serviço Geológico do Paraná (Mineropar), que trabalha com mapas geológicos, análises relativas à economia mineral do Paraná e outros serviços. Lá, foram recebidos pelos geólogos Rogério da Silva Felipe e Luis Tadeu Cava, que explicaram sobre os elementos de geologia e sua relação com o meio ambiente.
Depois, visitaram a Empresa de Engenharia e Aerolevantamentos (Esteio), onde ouviram o engenheiro cartógrafo Fernando Dias Pereira falar sobre a empresa, que atua no geoprocessamento com modernas tecnologias das variáveis que descrevem o meio físico e o seu posicionamento no espaço geográfico.
O roteiro também incluiu o Jardim Botânico, onde os estudantes puderam observar e identificar diversas plantas exóticas e nativas da flora de Curitiba.
Para a professora Gisieli Kramer, as visitas técnicas são de grande aprendizado para os estudantes. “Se ficarmos só na teoria é difícil contemplar ou aprender mais sobre as áreas de atuação do gestor ambiental, seja em empresas privadas ou órgãos públicos, por isso nos empenhamos em proporcionar mais esta experiência aos nossos alunos”.