Você está aqui: Notícias > Umuarama: Aula Magna de Medicina Veterinária foca parto em vacas
Umuarama: Aula Magna de Medicina Veterinária foca parto em vacas
Publicado em: 30/04/2012 às 11:03
O crescimento dos rebanhos leiteiros na região inspirou o tema
Promover o aperfeiçoamento contínuo e nortear o estudante em suas escolhas para o futuro no decorrer da graduação, proporcionando o contato com profissionais experientes e ferramentas para transformá-lo em um profissional de sucesso. Estas são algumas das premissas da Aula Magna realizada por todos os cursos da Universidade Paranaense – Unipar no início do ano letivo.
Na Unidade de Umuarama, a aula do curso de Medicina Veterinária foi com a professora doutora Giane Maciel Pagliosa, da UFPR (Universidade Federal do Paraná). A especialista em Cirurgia e Anestesiologia em Veterinária foi convidada para discutir o tema ‘Parto em Vacas: quando e como intervir’.
“Na região oeste e noroeste, o campo de trabalho com animais de grande porte está crescendo cada vez mais, principalmente com vaca leiteira. Essa demanda tem exigido, na mesma proporção, atenção e intervenção do médico veterinário na ocorrência de partos, por isso é importante aprofundarmos os debates em torno desta questão”, salientou.
Durante a aula, ela abordou os cuidados que devem ser seguidos em relação às alterações hormonais que ocorrem no feto e na mãe, do ponto de vista clínico. Também falou dos três estágios do parto fisiológico.
O estudante José Aparecido Osilhiri está no último ano da graduação e vê a Aula Magna como um complemento à formação. “É um tema importante e atual, que enriquece nossos conhecimentos e nos prepara para o mercado de trabalho”. Para a caloura Sarah Suenaga, além de colocar em contato com profissionais gabaritados, “a aula contribui para a escolha de um caminho na profissão”.
Na avaliação do coordenador do curso, professor Luiz Rômulo, a aula foi produtiva. “É um tema que chama a atenção do estudante, despertando o interesse pelo curso e o fortalecimento do aprendizado”, enfatizou, acrescentando que o encontro também promoveu a integração entre as turmas.