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NOTÍCIA

Cascavel: Aula Magna foca Tendências de Consumo no Setor do Vestuário

Publicado em: 20/04/2012 às 15:44

Palestra foi comandada pela coordenadora estadual do Sebrae para o setor, Carla Werkhauser

Acadêmicos, egressos e empresários prestigiaram evento
Palestrante posa com professoras e aluna cerimonialista
Em grupos, alunos realizam discussão após a palestra

O curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, em sua Aula Magna 2012 colocou em debate o tema ‘Cenário de Tendências de Consumo no Setor do Vestuário’. Ministrada pela coordenadora estadual do Setor do Vestuário do Sebrae/PR, arquiteta Carla Werkhauser, a palestra foi prestigiada também por empresários da região e ex-alunos.

Responsável pela estruturação e articulação da estratégia estadual do Sebrae para o setor, Carla Werkhauser também atuou na coordenação do Paraná Business Collection 2011, na estruturação interna de produtos de Inteligência Competitiva para o Vestuário e na articulação das ações de parceria com a CNA Federmoda e Região de Emilia Romagna na Itália.

A coordenadora do curso, professora Ana Paula Pereira, explica que a Aula Magna proporciona um primeiro contato dos estudantes com a atuação profissional, além de proporcionar integração entre as turmas e seus professores: “A Aula Magna atingiu objetivos do curso, ao responder às necessidades do mercado de trabalho e aliar teoria e prática, tendo como princípio básico a interdisciplinaridade, com foco na atualização frente aos problemas e transformações que ocorrem no setor da Moda e áreas afins”.

A professora deu ênfase à pesquisa apresentada pela palestrante, que cita a China como maior produtor mundial no campo do vestuário e que todos pensam ser imbatível. E concorda: “Explorando nichos específicos, é possível se sobressair e conquistar espaço neste ramo tão efêmero”.

Outros tópicos incluíram abordagens sobre os cenários mundial e brasileiro, os principais números da indústria têxtil e confecção, o comportamento de consumo e as principais tendências no comportamento de compra dos consumidores brasileiros.

A palestrante também apontou os sinais e oportunidades no mercado brasileiro e os nichos e comportamentos do consumidor quando o foco da compra é o vestuário: “Em linhas gerais, foi possível mostrar aos acadêmicos como o consumidor está se comportando no setor do vestuário e a realidade do mercado, lembrando que moda é cultura, é criatividade, é diferenciação e é geradora de negócios”.

Após a palestra, os alunos reuniram-se em grupos formados por representantes das três séries, para aprofundar as discussões do temas abordados na palestra.

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